Leitura
Tese: Leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUDY • 8/5/2013 • Tese • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 404 Visualizações
5. Introdução:
O presente projeto de intervenção tem por finalidade analisar e mostrar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Pensando, no desenvolvimento do indivíduo que é o centro de nossa preocupação, idealizei este projeto como forma de fazer com que professores e alunos percebam a importância da utilização da música como recurso didático que irá auxiliar o docente em sua metodologia e ao discente na percepção e assimilação do conhecimento.
A música é muito importante, pois além de tornar o ambiente agradável, receptível, pode ser utilizada como recurso no aprendizado de forma multidisciplinar.
É de extrema importância que o professor trabalhe suas disciplinas por meio da música, destacando assim o trabalho musical, enquanto atividade lúdica dentro do processo de ensino-aprendizagem.
É importante a busca por meio da linguagem musical, as formas sonoras capazes de expressar sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio; voz, ritmo e movimento.
6. Justificativa:
O presente estudo se justifica pelo fato de mostrar que por meio da música o aluno poderá ter mais gosto pelo aprender.
É importante mostrar que a música exerce papel relevante na educação, pois a mesma proporciona o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sentidos, a afetividade, a socialização, a expressividade, organização, capacidade de concentração.
A música é uma importante fonte de estímulo, pois ela atinge o indivíduo em sua totalidade.
A frequência com que o indivíduo apresenta gosto pela música desde a infância é que nos motiva a criação deste projeto.
7. Objetivo geral:
- Analisar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
8. Objetivos específicos:
- Compreender como a música poderá facilitar o processo ensino-aprendizagem do aluno;
- Despertar no aluno o gosto pela música propiciando a descoberta do seu próprio potencial tornando-o mais capaz de criar e recriar o mundo que o rodeia;
- Desenvolver atividades musicais que irão auxiliar o indivíduo em sua socialização em todos os aspectos: morais, éticos e didáticos;
- Valorizar a música como fonte de desenvolvimento do ser humano;
- Avaliar a música como instrumento facilitador no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
9. Fundamentação teórica:
Atualmente a educação do ser humano é a atividade mais complicada que a nossa sociedade enfrenta, partindo dessa ideia, a música contribui de forma significativa no desenvolvimento do indivíduo tornando-o mais crítico e criativo e também em sua integração com o meio em que está inserido.
Para Piaget e Greco (2004) o desenvolvimento resulta de combinações entre aquilo que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio: eixo central, portanto, é a interação organismo meio.
A escola como instituição que visa à formação de indivíduos críticos, autônomos, criativos e que sejam capazes de transformar e interferir na sua realidade deve propiciar meios e recursos didáticos que favoreça o ensino-aprendizagem.
A música é uma linguagem universal, tendo uma participação de forma significativa desde os primores da humanidade as primeiras músicas eram utilizadas em rituais como: nascimento, casamento, fertilidade e morte.
Varias são as definições para a música, mas de modo geral, ela é a arte de manifestar diversos afetos de nossa alma mediante o som.
A música é um recurso didático importante a ser trabalhado na escola, pois a criança desde bem pequena já percebe os sons que o rodeia, por meio das canções de ninar, sons da natureza, meios de comunicação e outros.
Dessa forma cabe à escola propiciar um ambiente favorável a musicalização. Esta é entendida como um processo cognitivo e sensorial que envolve contato com o mundo sonoro, favorecendo ao indivíduo o desenvolvimento de suas inteligências, levando em consideração que cada indivíduo possui habilidades diferentes para assimilação do conhecimento.
O trabalho com a música nas séries iniciais do Ensino Fundamental, permite que o aluno construa hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias produções e as dos outros.
Composições, improvisações e interpretações são os produtos da música. O processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical. Entre os sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos, de outros materiais sonoros ou obtidos eletronicamente, o compositor pode escolher um deles, considerar seus parâmetros básicos (duração, altura, timbre e intensidade), juntá-lo com outros sons e silêncios construindo elementos de várias outras ordens e organizar tudo de maneira a constituir uma sintaxe (BRASIL, 1997, p. 53).
Conforme a citação acima o compositor profissional ou mesmo o professor pode também compor música pela combinação com outras linguagens.
A música é de grande importância na aprendizagem dos alunos, portanto o contato direto com ela quanto a sua utilização como modelo são maneiras de o aluno
...