Leitura E Interpretaçõ De Texo
Trabalho Universitário: Leitura E Interpretaçõ De Texo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessadcmoreira • 22/3/2014 • 387 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Leitura e os sentidos do texto.
A importância da leitura vem a cada dia ganhando força, pois é um dos requisitos básicos na aprendizagem do indivíduo.
A prática da leitura pode ocorrer de muitas maneiras, mas é o próprio leitor que dita o seu interesse.
Quando se lê o que se tem interesse se desperta a prática, hábitos da leitura e com isso contribuirá muito com a aprendizagem do letramento em geral.
A leitura é a ferramenta básica de inserção no mundo e o elemento articulador de diferentes linguagens, é um instrumento para interação com diferentes áreas do saber e, é o meio de demonstração do sentir e do pensar.
Segundo Paulo Freire (1982) propõe uma concepção de leitura que se distância dos tradicionais entendimentos do termo como sonorização do texto escrito, defendendo que e leitura começa na compreensão do contexto que se vive.
Para integrar a leitura é possível que, se tratando de contexto escolares, o professor desenvolva práticas que seja relacionada ao aprendizado da leitura, como vivência das crianças podendo explorar a compreensão e apropriação da leitura.
É necessário que a criança perceba que ler é uma atividade importante.
Com a inserção de livros, revistas, jornais, folhetos, historias em quadrinhos e diversos tipos de figuras, motivam e desperte o interesse a leitura.
Portanto acreditamos que a leitura precisa está presente nas práticas dos educadores de modo efetivo, concreto e contextualizado. Oferecendo as crianças momentos de aprendizado e prazer através do ato de ler.
Bibliografia: Freire, Paulo. A importância de ler. SP: Cortez, 1982
Referências: LOPES, Calixtrata Nogueira de Sales. Disponível em www.artigo.com Acesso em: 04/05/09.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MORAIS, Antonio apud Oliveira, Gislene de Campos, Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
SOUZA, Renata Junqueira de. Narrativas Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992.
...