Linguagem
Tese: Linguagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilia.azevedo • 22/3/2014 • Tese • 595 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
O que é Linguagem?
A linguagem pode referir- se tanto a capacidade especificamente humana para aquisição e utilização do sistema complexa de comunicação, quanto a uma instância específica de um sistema de comunicação complexo. O estudo cientifico da linguagem, em qualquer um dos sentidos é chamado linguística.
É o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (dialogo, informações no rádio, na televisão ou imprensa).
Todos os outros recursos da comunicação como desenhos, imagens, símbolos, músicas, gestos e até mesmo o tom de voz fazem parte da linguagem não verbal. Portanto tudo é linguagem.
A linguagem é própria do ser humano?
Todo ser humano saudável já nasce programado para falar com uma vocação inata para linguagem. As crianças adquirem a língua ou as línguas que são empregadas pelas pessoas que convivem perto delas. Este processo de aprendizagem é algo complexo. Por isso, acredita- se que a aquisição da primeira língua é a maior façanha que podemos realizar durante a vida. Ao contrário de muitos outros tipos de aprendizagem, esse tipo de conhecimento não requer ensino direto ou estudo especializado.
A linguagem humana é única quando comparada com outras formas de comunicação, tais como aquelas usadas por animais.
No entanto sabemos que a linguagem estará presente por toda nossa vida, pois é por meio dela que interagimos com o mundo, nos tornando seres sociáveis no meio em que vivemos, por isso ela é própria do ser humano.
Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?
O domínio eficiente da língua, em seus variados registros e em suas inesgotáveis possibilidades de variação, é uma das condições para o bom desempenho profissional e social.
Temos a linguagem popular ou coloquial que é aquela espontânea e fluentemente pelo povo, ela está presente nas mais diversas situações: conversas familiares ou entre amigos e etc. A linguagem culta ou padrão é ensinada na escola. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classe sociais e está presente nas aulas, discursos políticos, comunicações cientificas e etc. A linguagem da gíria relaciona- se ao cotidiano de certos grupos sociais, que vivem as margens das classes dominantes: os estudantes, os esportistas, prostitutas e etc. Eles usam a gíria como meio de expressão do cotidiano, para que as mensagens sejam decodificadas apenas pelo próprio grupo. A linguagem vulgar, segundo Dino Preti, “ela é ligada aos grupos sem culturas, aos analfabetos” as regiões que tem pouco contato com centros civilizados. Na linguagem vulgar multiplicam- se as estruturas com “nos vai, eu di um beijo”.
Pois as diferentes linguagens representam uma dada realidade por meios de signos. Assim dependendo dos sinais utilizados, pode- se falar que o ser humano dispõe de duas formas de linguagem: A verbal, aquela que utiliza
...