Liquidos Inflaméveis
Ensaios: Liquidos Inflaméveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeticiaSantAnna • 12/11/2013 • 3.262 Palavras (14 Páginas) • 226 Visualizações
LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
ARMAZENAMENTO DE GLP
Emannuel Efcerles Silva – Jales Cabral Rodrigues – Gleyson Henrique Soares Lima.
emannueltst@hotmail.com, jalestst1@hotmail.com, gleisonhenriq10@hotmail.com
Serviço Nacional de aprendizagem Industrial – SENAI
Curso- Técnico em Segurança do Trabalho
Professor orientador- Edson Ferreira Peixoto
Data: 25/06/2012
Palavras-Chave: Transporte, acondicionamento, sinalização, perigo e prevenção.
RESUMO
Neste artigo é redigido sobre o assunto de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) de modo a esclarecer duvidas e demonstrar o que alguns ainda não sabem de forma detalhada e explicativa. Tem como foco informar de maneira clara e objetiva o assunto em pauta. Deduz- se que a atividade é altamente perigosa, no entanto necessária para desenvolvimento de outras diversas atividades.
ABSTRACT
This article is written on the subject of LPG (Liquefied Petroleum Gas) to clarify questions and demonstrate what some still do not know how detailed and explanatory. It focuses inform clearly and objectively the subject at hand. It follows that the activity is highly dangerous, but necessary for the development of various other activities.
1 INTRODUÇÃO
No artigo será relatado sobre o significado de Gás Liquefeito de Petróleo e suas propriedades conforme sua composição. Em que o mesmo é utilizado, para que serve e de onde e como é extraído. De acordo com estudos e sites consultados pode-se redigir como é feito o transporte desses produtos.
Serão explicados de forma clara os cuidados que se deve tomar ao transportar GLP e outros tipos de líquidos inflamáveis, pois são necessários cuidados diversos. Quais os documentos devem ser obtidos pelo condutor para que seja legalizado para fazer esse tipo de transporte, é especificado cada um com seus significados.
Conforme as Normas Regulamentadoras que estão dentro do assunto à base das possibilidades confirmam que há grande risco de periculosidade oferecido por GLP e outro tipo qualquer de gases ou líquidos inflamáveis. Como agir diante de sinistros, quais cuidados tomarem para se expor ao mínimo de risco.
De acordo com a atividade exercida que há exposição constante aos perigos da carga e das estradas. Pois são de suma importância os treinamentos, as informações de modo geral e o preparo para estar apto a transportar esses produtos perigosos.
Em questões de sinalização é mostrado como devem ser de acordo com as normas e leis, para que servem o grau de importância e suas descrições, pois pode haver acontecimentos com o produto. No entanto através da sinalização se pode tomar decisões corretas.
Portanto é um assunto de tamanha gravidade de acontecimentos. Sendo uma atividade de risco podendo comprometer vida, há medidas preventivas associadas a cuidados.
2 O QUE É GLP?
Conhecido como gás de cozinha ou Gás Liquefeito de Petróleo, ele é produzido através da evaporação de líquidos inflamáveis se transformando em vapor através de aparelhos a gás, sofrendo essa mudança o produto passa de estado líquido para estado gasoso. Para que haja essa transformação o líquido é acondicionado dentro de cilindros também conhecidos como tanques.
Esse gás não possui nenhum tipo de cheiro ou odor próprio, porém é adicionada ao mesmo uma substância do grupo Mercaptan¹ (mercaptano ou tiol) ainda nas refinarias que são os lugares os quais o líquido é transformado em gás, por motivos de segurança, ou seja, o cheiro que se sente ao haver vazamento de gás é de uma substância de forte odor e não venenosa adicionada ao mesmo.
De acordo com a NR – 20 no tópico 20.3.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora, fica definido como Gás Liquefeito de Petróleo - GLP o produto constituído, predominantemente, pelo hidrocarboneto propano, propeno, butano e buteno.
Explica sobre a comercialização de GLP, como é feita, quais suas finalidades e necessidades para que sejam adquiridos. Acredita-se que o Gás de cozinha é necessário no preparo de alimentos, de forma mais higiênica e prática, pois grande maioria da população brasileira e mundial opta por esse tipo de produto, até porque assim como as tecnologias, bilhas/botijão fazem parte dessas inovações.
O GLP é constituído pela mistura de gases condensáveis que são encontrados e extraídos do gás natural ou dissolvidos do petróleo. No entanto o GLP é uma mistura de gases como: hidrocarboneto propano, propeno, butano, buteno (crude, bruto). A grande maioria do GLP é retirado do petróleo como: gasolina, diesel e óleos lubrificantes. Essa extração acontece em refinarias de petróleo por meio de refino.
O Gás Liquefeito de Petróleo não é venenoso, porém se inalado em grande quantidade pode levar a inconsciência podendo levar à asfixia tendo talvez como consequência óbito. No entanto usando normalmente não traz riscos.
Tabela 1 - Poder Calorífico do GLP em relação a outros combustíveis:
QUANTIDADE COMBUSTÍVEL PODER CALORIFICO
1 Kg GLP 11.500 KCal
1 m³ Gás Natural 9.400 KCal
1 m³ Gás de Rua 4.200 KCal
1 Kg Óleo Diesel 10.200 KCal
1 Kg Carvão 5.000 KCal
1 Kg Lenha 2.900 KCal
1 Kw Energia Elétrica 860 KCal
Fonte: www.copagaz.com.br
3 ARMAZENAMENTO E ACONDICIONAMENTO DE GLP
De acordo com normativas o Gás Liquefeito de Petróleo deve ser armazenado em recipientes de aço sendo de capacidade volumétrica e formas diversas. Para que esses recipientes suportem armazenar o gás ele deve ser elaborado para suportar pressões diversas de até 17kgf/cm², por motivos de segurança caso haja rompimento do mesmo e para facilitar a vaporização do produto necessário para o uso.
De acordo com a NR – 20 no tópico 20.1.2. Relata que “Os tanques de armazenagem de líquidos combustíveis serão construídos de aço ou concreto, a menos que a característica do líquido requeira material especial, segundo normas técnicas oficiais vigentes no país”.
Todas
...