Literatura Barroca
Casos: Literatura Barroca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: logullo • 25/2/2014 • 397 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
A designação de Barroco chega a ser quase ambígua, quando se quer classificar esse estilo de época. Assim, Barroco é sinônimo de Bizarro. Esse termo, segundo a critica das artes plásticas, é sinal de mau gosto, de coisa absurda.
Para efeito didático, podemos dizer BARROCO ou SEISCENTISMO (estilo literário do século XVII) – inicia-se em portugal em 1580 com a UNIFICAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA e vai até 1756 com a FUNDAÇÃO DA ARCADIA LUSITANA.
A literatura barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos:
IGREJA X PENSAMENTO RENASCENTISTA
SALVAÇÃO X PECADO
CÉU X INFERNO
ESPIRITO X CARNE
CARNE X RAZÃO
Características do Barroco:
Literatura BarrocaAtormentado por este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas:
1. Uso do contraste: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice etc...
2. Pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste e cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranqüila.
3. Presença de impressões sensórias: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.
4. Preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo.
5. Intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.
6. Linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de:
Expressões eruditas;
Sintaxe rebuscada, com o uso freqüente da ordem inversa.
Repetições
Paralelismo
Uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos e metáforas;
Uso freqüente de frases interrogativas
7. tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos.
Duas correntes se distinguem na literatura barroca:
O cultismo:
Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de iversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de JOGO DE PALAVRAS, exageradamente trabalhado quanto á forma.
O conceptismo:
Desenvolveu-se paralelamente ao cultismo. Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grades escritores: Quevedo, padre Vieira e Shakespeare.
...