METODOLOGIA CIENTIFICA
Ensaios: METODOLOGIA CIENTIFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ninoka1988 • 29/10/2013 • 320 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
Atividade de Metodologia Cientifica
O que diferencia conhecimento popular de conhecimento científico?
R: Conhecimento científico: aquele obtido através do empirismo, da experimentação e comprovação. Exemplo: Leis físicas, reações químicas.
Conhecimento popular: aquele difundido de geração em geração, do "boca a boca", não necessita exatamente de experimentação e comprovação. Exemplo: ditados populares.
O que diferencia o conhecimento científico do teológico?
R: Conhecimento teológico: como a própria palavra diz, em relação a Deus, os conhecimentos "divinos".Exemplo: bíblia, alcorão...
O que constitui o conhecimento Científico?
R: O Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Diferença entre metodologia e procedimentos
Em um projeto bem feito o pesquisador necessita estabelecer uma diferença clara entre a definição conceitual do referencial teórico que fundamenta a matriz metodológica que serve de parâmetro para a condução dos estudos e o conjunto de procedimentos utilizados para operacionalizar a execução das diversas etapas da pesquisa. É muito comum se constatar que falta aos projetos a parte de fundamentação porque, como vimos na postagem sobre os riscos de reificação das metodologias, em vez de construir um referencial teórico para o método que vai adotar o pesquisador se satisfaz com a simples enumeração das técnicas que serão empregadas nas diversas etapas do trabalho.
Trata-se de um erro elementar que deve ser evitado a todo custo. Uma das tarefas mais nobres de um projeto é justo a fundamentação e a problematização da matriz metodológica. Se não se concebe a metodologia como um modelo estático e atemporal a que o objeto está obrigado a se encaixar independentemente de suas particularidades e dos objetivos da investigação, cabe ao pesquisador, a partir da crítica da matriz existente, desenvolver uma metodologia apropriada e que possa dar conta das demandas propostas.
...