Metodologia Cientifica
Monografias: Metodologia Cientifica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SouzaRennata • 29/5/2014 • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 462 Visualizações
1. A HISTÓRIA DA ENERGIA
A história da energia se confunde um pouco com a história da humanidade, pois os nossos antepassados utilizavam a energia do próprio corpo para sobreviver em um mundo cheio de desafios. Na pré-história o homem das cavernas foi descobrindo a utilidade do fogo colocando isso a seu favor, depois da descoberta de como fazer o fogo, com atrito de pedras e madeiras, começou então o domínio do homem sobre a produção de energia em seu benefício, como cozinhar alimentos, aquecer quando estava frio e afastar os animais. Algum tempo depois o homem utilizou o fogo para derreter minerais e forjar suas próprias armas, criando também ferramentas para o trabalho, começando a descobrir um mundo totalmente novo. É bom relatarmos um fato interessante foi quando o homem passou a utilizar a energia dos animais que domesticavam, para realizar os trabalhos pesados, transportes de cargas e arar terras.
Como podemos perceber são muitos os desafios da humanidade em busca de fontes de energia, todos pensam em seu bem estar, mais nem todos pensam o que seria bom ou não para o meio ambiente. Existem alguns países que utilizam apenas fontes de energias renováveis, mas a perspectiva de que este tipo de fonte de energia se esgote em curto prazo são muito grandes. São variadas as alternativas, mais poucas tem o poder de abastecer uma cidade grande. As fontes de energia limpas e renováveis estão ganhando espaço, muitas pesquisas estão sendo feitas nesta área com o objetivo de baratear o valor do kWh.
1.1 FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIAS
A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento dos países e a qualidade de vida das pessoas. Quanto mais os países se desenvolvem mais necessário é aumentar a produção de energia. Mais não podemos esquecer que ao mesmo tempo, é preciso preservar o meio ambiente, utilizando com consciência os recursos naturais.
Logo, além de ampliar a capacidade de geração de energia elétrica melhorando o aproveitamento de fontes convencionais, também é necessário criar outros meios, formas de fontes de energias.
1.2 ENERGIA SOLAR
A ideia de utilizar a energia do sol existe há muitos anos. Mas há pouco tempo tivemos a tecnologia necessária para fazer com que isso aconteça. O processo é simples: “Coletores solares concentram a luz solar que os atinge e a convertem em energia”. Bom, isso é feito de várias formas, depende se a energia solar adquirida vai ser para obter eletricidade para uma região ou para aquecer a água de uma piscina. Talvez o único problema vai ser o custo, pois esse tipo de fonte de energia sai um pouco mais caro do que os tradicionais, seria necessário muitos anos de uso para se ter um retorno considerável. Nas áreas rurais pelo custo das instalações serem maiores, o melhor a fazer é por esse tipo de energia elétrica.
1.3 ENERGIA EÓLICA
Esse tipo de fonte de energia aumentou consideravelmente depois da crise do petróleo, em 1970. Antigamente eram pequenos moinhos de ventos, hoje em dia são turbinas eólicas gigantes que geram energia quando o vento movimenta as grandes pás. Chega a ser mais interessante do que os outros esse meio de conseguir energia elétrica, pois são pás fixadas a um gerador, que produz eletricidade. Grades parques eólicos podem atender às necessidades básicas de energia de um serviço publico. Esse tipo de energia não é muito diferente da solar em relação ao custo, pois pode não ter um retorno muito rápido.
A energia do vento é bastante consistente ao longo de intervalos anuais, mas tem variações significativas em escalas de tempo curtas. À medida que cresce a proporção de energia eólica numa determinada região, torna-se necessário aumentar a capacidade da rede de modo a absorver os picos de produção, através do aumento da capacidade de armazenamento, e de recorrer à importação e exportação de eletricidade para regiões adjacentes quando há menos procura ou a produção eólica é insuficiente. As previsões meteorológicas auxiliam o ajustamento da rede de acordo com as variações de produção previstas.
1.4 COMBÚSTIVEL BIOMASSA
Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizada para geração de energia elétrica. Podemos classificar como biomassa, o bagaço da cana-de-açúcar, a lenha, o lixo urbano ou industrial, carvão, resíduos agrícolas, biogás, etc.
Esse tipo de energia na verdade sempre foi utilizada pelo homem como combustível para geração de energia, se considerarmos a lenha, o gás natural muito utilizado na Europa, por exemplo, só que naquela época não eram utilizados para geração de eletricidade. A questão é que de uns tempos pra cá, com o aumento da preocupação relativa ao efeito estufa, o uso da biomassa como forma de obter energia limpa e barata vem representando um enorme atrativo principalmente para as indústrias. Mas, é importante ressaltar
...