Metodologia Da Língua Portuguesa
Artigo: Metodologia Da Língua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MegDias • 19/3/2014 • 656 Palavras (3 Páginas) • 488 Visualizações
DIFERENÇAS ENTRE FALA E ESCRITA
Na fala tudo é permitido, principalmente após a invenção da Linguística, do qual a fala é uma modalidade, assim como a escrita, que neste caso se faz muito diferente no ato de se comunicar, independente do propósito da comunicação. A língua escrita é bem mais elaborada, porque é a modalidade que mantém a unidade linguística.
Em relação à fala, pode se perder com o tempo, o que é dito hoje pode não ser lembrado amanhã, enquanto que a escrita é um registro, um documento.
Outra grande diferença entre a fala e a escrita é forma como se expressa, na fala podemos nos comunicar da forma coloquial, já na escrita a maneira como se escreve implicará no sucesso da comunicação, neste caso utilizamo-nos da forma culta.
FONÉTICA
A Fonética estuda os sons da fala, com esse estudo pode-se diferenciar as características das diversas comunidades linguísticas, em seus vários grupos sejam eles, geográficos, sociais, de faixas estarias ou até mesmo de diferenças individuais.
Segue lista de palavras, cuja fonética é alterada conforme falamos:
• Ouro – Oro
• Quer – Qué
• Passear – Passiá
• Queijo – Quejo
• Geladeira – Geladera
• Cortina – Curtina
• Espelho – Ispelho
• Domingo – Dumingo
VARIAÇÃO LINGUISTICA
A variação linguística é algo muito natural, cada região do Brasil, assim como em outros lugares no mundo, possuem sua maneira de se comunicar, porém por muitas vezes essa variedade de sotaques, dialetos, é visto com preconceito e considerado errado por alguns.
A língua falada no Brasil é o português brasileiro, no entanto a fala de cada um dependendo de sua região é diversificada.
Para tal compreensão da língua a Sociolinguística contribui, pois trata a língua e suas variedades, sem julgar o que é certo ou errado. Os estudos demonstram que a língua serve para comunicação e que podem variar.
O português brasileiro possui uma grande variedade, neste caso a variação linguística pode ocorrer em todos os níveis da língua, sendo que esses níveis podem estar ligados a fatos geográficos, sociais, culturais e de contexto de cada individuo.
De uma forma geral as pessoas possuem formas diferentes de falar, vocabulário diferente, estrutura gramatical e até mesmo o ritmo da fala dependendo da situação, se estiver em um ambiente familiar utiliza-se uma comunicação informal, e quando estão em ambientes mais formais existe também uma formalidade na fala.
A linguagem pode ser alterada conforme o tempo, o que é padrão hoje, pode não ser amanhã, no entanto as mudanças só passam a ser aceitas quando alguém de uma classe privilegiada utiliza a variante.
O preconceito linguístico trata da desvalorização de uma pessoa pelo modo como
...