Microeconomia E Macroeconomia 1 2 Semestre
Artigo: Microeconomia E Macroeconomia 1 2 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Audenycastro • 2/11/2014 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO................................................................................................5
CONCLUSÃO.............................................................................................................7
REFERENCIAS...........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo. Quando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendência da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.
Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.
Já a microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas ) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.
Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.
A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.
A inflação hoje nada mais é que um conceito que representa o aumento de preços dos produtos, num determinado país, e quando isso acontece o poder de compra de moeda cai, ou seja, é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro.Há alguns meses atrás, tivemos o exemplo do tomate, que se tornou o símbolo da subida dos preços no Brasil. O tomate chegou a custar o dobro no Brasil em comparação com países vizinhos, e liderou alta, e nos supermercados era o alimentos que mais sofreu com a inflação, nos primeiros meses do ano , com média de 60 %. Existem vários fatores que explica melhor o motivo da inflação: desvalorização da moeda nos país (com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores (trabalhadores) que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. O preço dos produtos sofrem reajustes constantes.), alta do dólar e aumento dos preços dos importados (outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais a alta da inflação, diminuição dos investimentos no setor produtivo, clima econômico desfavorável, elevação da taxa de juros.
Consequentemente, todas as taxas de juros na economia serão superiores à meta da taxa Selic, definida pelo Bacen. Existe também a taxa de câmbio,que está definida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira. o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de
...