Modelo De Resenha Critica
Pesquisas Acadêmicas: Modelo De Resenha Critica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nicole • 5/3/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 1.055 Visualizações
Resenha Critica
Shinyashiki, Roberto, Artigo A Felicidade é uma vantagem Competitiva, Fonte: Você S.A, São Paulo: S.n – 101,/Abr,Ago/1998.
1 – Credencial do Autor
Roberto Shinyashiki nasceu em Santos (SP), em 1952. Nascido em São Vicente(SP), no bairro da Vila Margarida, de origem humilde, Roberto Shinyashiki é médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tenta entender a realidade e as necessidades dos indivíduos - isso faz de Shinyashiki uma referência em temas como carreira, felicidade e sucesso.
Escritor reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, é autor de diversos bestsellers, dentre eles: Sem Medo de Vencer, A Revolução dos Campeões, O Sucesso É Ser Feliz, Os Donos do Futuro, Você, a Alma do Negócio, O Poder da Solução, Heróis de Verdade, Tudo ou Nada, Os Segredos dos Campeões e o ultimo lançamento Problemas? OBA!
2 – Resumos do Artigo:
A Felicidade é uma viagem competitiva
Segundo o autor, a felicidade e sucesso andam juntos. Uma pessoa feliz consegue atingir suas metas e objetivos profissionais. Há uma afirmativa que a felicidade não passa de um sonho e que o envelhecer empobrece os sonhos, pois quando jovem sonha-se em transformar a vida e o mundo, porém ao chegar à maturidade tudo que se deseja é ganhar dinheiro e pagar as contas.
No livro Competindo pelo Futuro Hamel e C.K Prahalad defendem a importância de cuidar da empresa. Eles defendem a necessidade de evolução das empresas e das profissões, oferecendo aos clientes bons produtos e serviços e entregando-lhes a felicidade como bônus. O profissional para vencer precisa de desafios, estar atualizado e capacitado.
Existem hoje quatro pilares da felicidade: Competência, Reciprocidade, Realização e Sentido. Com essas perspectivas a empresa deve tratar os seus colaboradores de uma maneira que todos sintam felizes e possam tratar os clientes do mesmo jeito que são tratados.
3 - Conclusão
Não existem regras ou manual para que as empresas sejam competitivas, elas devem buscar se adequar ao mercado de trabalho, procurando sempre o melhor para seus funcionários e seus clientes. São os colaboradores que movem a organização, que criam,inovam, mudam, transformam e resolvem problemas e geram oportunidades.
Segundo o autor, este artigo traz alguns conceitos e ideias de como gerir, desenvolver, atrair e reter os seus funcionários na empresa, como também, mantê-los motivados, comprometidos, realizados e felizes com o que fazem, garantindo seu sucesso, seu crescimento e sua sustentabilidade no mercado.
Em seu trabalho, Roberto ressalta o papel das empresas no processo de transformação do homem e como as competências de cada um podem ser usadas para construir campeões, pessoas preocupadas não só com suas contas e ganhos, mas com a criação de uma sociedade solidária, justa e ética.
4 - Critica
Com estilo claro e objetivo o autor leva-nos a compreender que seus empregados têm que estar felizes para que tenham sucesso na empresa. Se os funcionários não estão felizes no
...