Modernismo
Seminário: Modernismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joanarmcs • 23/1/2014 • Seminário • 558 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
Modernismo
No inicio do século XX, numa época de decadência Europeia, onde as formas tradicionais de arte já não satisfaziam os artistas. Sucedeu uma rutura na arte que possibilitou a queda das noções de arte conservadoras da época que estavam ultrapassadas, levando ao reajuste dos valores ‘’antiquados’’ por novos e melhores, a uma redescoberta do mundo através de uma nova conceção da literatura como linguagem.
Foi então, através da recusa dos padrões de arte antigos, do desejo de rutura e a vontade de redescoberta da arte que levaram ao surgimento de movimentos relacionados com as artes, literaturas, musica e até cinema, que ao seu conjunto se denomina de modernismo!
Ismos de Vanguarda
Em Portugal um grupo de vanguardista de nome Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros ou Santa-Rita Pintor, publicaram a revista Orpheu, com o propósito agitar o antiquado ambiente cultural, assim como, divulgar a poesia moderna em Portugal a outros artistas que procuravam também outras formas de poesia.
Dos vários ismos de vanguarda que surgiram pela europa os que vou abordar são o futurismo, o expressionismo, o cubismo e o dadaísmo.
Futurismo
O Futurismo surgiu em 1909 pelo poeta italiano Filippo Marinetti, é uma das facetas do Modernismo, que se pode associar à agressividade, ao escândalo e ao agitar da vida moderna que inspira dinamismo, paixão pelas máquinas, pela tecnocracia das cidades industrializadas.
O movimento baseava-se na velocidade e no desenvolvimento tecnológico das cidades industrializadas, assim como alguma agressividade e violência.
Expressionismo
O expressionismo não tem época nem espaço geográfico definidos no entanto considera-se parte intregrante deste obras dos artistas Piet Zwiers, Matthias Grünewald, Francisco de Goya.
Foi um movimento que procurara a representação do mundo interior do artista. O artista põe de lado a representação objectiva da realidade e expressa com primazia a realidade de uma forma subjectiva, utilizando a arte como expressão dos seus próprios sentimentos. As linhas e a cor são representadas especificamente com simbolismos diferentes retratadas de forma emotiva.
Esta rutura com as noções de arte da geração precedente, que valorizavam a objectividade da realidade, tornaram o expressionismo um novo conceito de arte, a arte moderna.
Cubismo
O cubismo era representado pelas suas formas geométricas rompendo os padrões estéticos tao apreciados pelos europeus desde o renascimento. O fiel compromisso de representar a aparência real da natureza foi passado para trás, dando lugar a uma nova expressão em que um único objecto pode ser visto com diferentes ângulos.
O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907, é conhecido como marco inicial do Cubismo. Os fundadores deste movimento são Pablo Picasso e Georges Braque, que mais tarde expandiu-se para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski.
...