Monografias da ABNT
Monografia: Monografias da ABNT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drieli.zan • 21/5/2014 • Monografia • 2.499 Palavras (10 Páginas) • 464 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado como efetuar a monografia, a tese e o TCC. Vamos completar com a metodologia correta para faze-los.
1 MONOGRAFIA
Etimologicamente, monografia significa “trabalho escrito sobre um único tema”. Tal definição, por demais abrangente, é complementada até por dicionários de língua, que se referem ao uso geral.
- Monografia [De mon(o) + graf(o) + ia] S.f. “ Dissertação ou estudo do que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito ”.
1.1 Na definição da ABNT monografia é:
“ Documento que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos, artísticos, etc.” ”
1.1.1 Segundo alguns autores monografia é:
“Um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva”. (Rafael Farina).
“É um trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas não extenso no alcance” (American Library Association).
“É o tratamento escrito de um tema específico que resulte de investigação científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência”. (Apud Délcio Vieira Salomom).
1.1.1.1 Significado da Monografia
O uso do termo monografia, de forma generalizada para designar todo o tipo de trabalho confeccionado durante a realização do curso de graduação, ainda que a base seja investigação científica, é incorreto. Monografia significa a abordagem de um único assunto ou problema, sob tratamento metodológico de investigação. Exige portanto, que lhe seja dada uma especificação, um tratamento aprofundado e exaustivo, que não deve ser confundido com extensão. À característica essencial da monografia é a forma do estudo de um tema delimitado, uma atualidade e originalidade acompanhada de uma contribuição importante para ampliação do conhecimento específico.“A tese de doutoramento e a dissertação de mestrado, no contexto da vida acadêmica, e os trabalhos resultantes de pesquisas rigorosas são exemplos de monografias científicas“.
1.1.1.1.1 A monografia não é :
Repetir oque já foi dito por outro, sem se apresentar nada de novo ou em relação ao enfoque, ao desenvolvimento ou as conclusões. Responder a uma espécie de questionário; não é executar um trabalho semelhante ao que se faz a um exame ou deveres escolares. Manifestar meras opiniões pessoais, sem fundamenta-las com dados comprobatórios logicamente correlacionados e embasados em raciocínios. Expor ideias demasiado abstratas, alheias tanto ao pensamento preocupações, conhecimento ou desejos pessoais do autor da monografia como de sua particular maturidade psicológica e intelectual. Manifestar uma erudição livresca, citando frases irrelevantes, não pertinentes e mal assimiladas, ou desenvolver perífrases sem conteúdo ou distanciadas da particular experiência de cada caso.
1.1.1.1.1.1 A monografia é:
Um trabalho que observa e acumula observações;
Organiza essas informações e observações;
Procura as relações e regularidades que podem haver entre elas;
Indaga sobre os seus porquês;
Utilizado forma inteligente as leituras e experiências para comprovação;
Comunicados demais seus resultados.
1.1.1.1.1.1.1 Características
Analisando-se os diferentes conceitos, pode-se observar que a monografia apresenta algumas características :
Trabalho escrito, sistemático e completo;
Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;
Estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos do caso;
Tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso é limitado);
Metodologia científica;
Contribuição importante , original e pessoal para a ciência
1.1.1.1.1.1.1.1 Diferenciação básica entre monografia e outros tipos de trabalhos científicos está relacionada:
Ao nível de pesquisa e à consequente profundidade do estudo;
A sua finalidade, ou seja, além de satisfazer a um requisito para obtenção de grau, refere-se a uma contribuição científica;
À metodologia utilizada para levantamento, apresentação e interpretação dos dados;
À forma de relato e de comunicação por escrito do que foi investigado, refletido e descoberto.
2 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA E TCC
Informações mínimas necessárias referentes a formatação e estrutura do
Trabalho de Conclusão de Curso e da Monografia
2.1 Capa
Capa é a proteção externa do trabalho, sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis a sua identificação:
Nome do autor ou instituição jurídica responsável;
Titulo do trabalho;
Instituição à qual é submetido;
Local e ano.
2.1.1 Página de rosto
É a folha que apresenta os elementos essenciais a identificação do trabalho. Deve conter:
Nome do autor;
Titulo do trabalho;
Grau pretendido;
Nome da instituição que
...