MÁRIO DE ANDRADE
Por: Victória Rocha • 23/2/2019 • Projeto de pesquisa • 361 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
MÁRIO DE ANDRADE
[pic 1]
Foi um escritor modernista, crítico literário, musicólogo, folclorista e ativista cultural brasileiro. Seu estilo literário marcou a primeira fase modernista no Brasil, sobretudo, pela valorização da identidade e cultura brasileira. Ele teve um papel preponderante na organização da Semana de Arte Moderna (1922).
APRESENTAÇÃO:
O seminário apresenta aos alunos do 3º ano F informações sobre o livro “Macunaíma”, a biografia de Mário de Andrade, relação com a Modernidade, a cinematografia, o contexto histórico em que o livro foi escrito, entre outros aspectos.
OBJETIVO:
Informar a turma do 3º ano F sobre o livro “Macunaíma”, a biografia de Mário de Andrade, relação com a Modernidade, a cinematografia, o contexto histórico em que o livro foi escrito, entre outros aspectos.
PROGRAMAÇÃO:
Local: Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês
Dia 30/08/2018
10:10h:
- Abertura
- Entrega do folder;
- Apresentação do slide;
- Apresentação do vídeo;
- Agradecimentos.
MACUNAÍMA
[pic 2]
Macunaíma, livro de Mário de Andrade publicado em 1928, é considerado um dos principais romances modernistas. A obra é uma rapsódia sobre a formação do Brasil, em que vários elementos nacionais se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.
[pic 3]
“Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição.”
Mário de andrade
ANÁLISE - MACUNAÍMA
“Macunaíma” é uma tentativa de construção do retrato do povo brasileiro. Essa tentativa não era nova. O autor romântico José de Alencar, por exemplo, tivera a mesma intenção ao criar, no romance O Guarani, o personagem Peri, índio de aspirações nobres, que se assemelhava, em relação a sua conduta ética, a um cavaleiro medieval lusitano. Não é exagero dizer, se compararmos Peri a Macunaíma, que esse é o oposto daquele. Enquanto o primeiro é valente, extremamente perseverante e encontra suas motivações nos valores da ética e da moral, Macunaíma, além de indolente, conduz a maioria de seus atos movido pelo prazer terreno, mundano. É “o herói sem nenhum caráter”.
[pic 4]
Prof. Derneval Ferreira
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 3º F
Alunos: Ana Carolina Lima, Geanderson Souza, Lis de Paula, Mariana Pondé, Nayla Teixeira, Victória Rocha e Yasmim Luz.
[pic 5]
Santa Inês-Bahia
Agosto de 2018
...