Neurolinguistica Aplicada
Dissertações: Neurolinguistica Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pobrito • 1/5/2013 • 2.579 Palavras (11 Páginas) • 548 Visualizações
ÍNDICE
TEMAS PÁGINA
Introdução
02
Lista de Pressuposições Úteis 03
Modelo da PNL de Percepção e Comunicação 04
Estratégia de Aprendizagem 05
Múltiplas Inteligências 06
Desenvolvendo Aptidões 07
Aprendizagem Colaborativa 08
Níveis Neurológicos 09
Níveis Neurológicos de Aprendizagem 10
Feedback 11
Linguagem e Imagens Mentais 12
Os Dez Auxiliares Lingüísticos 14
As leis do Mapa Mental 15
Usos do Mapa Mental 16
Como as Memórias são Formadas 17
Tipos de Memória 18
Trinta e Duas Excelentes Estratégias de Memória 19
Dez Sugestões para Melhorar Uma Aula 24
Interface Cerebral: Ativando o Cérebro 25
Chart 26
INTRODUÇÃO
O que é Programação Neurolingüística-PNL?
É o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“lingüística”) e o corpo.
A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar.
Ela estuda como se processa o pensamento. Pensar é usar os sentidos internamente. Pensamos vendo imagens internas, ouvindo sons ou falando internamente e tendo sensações. Também estuda a influência da linguagem que, embora seja produto do sistema nervoso, ativa, direciona e estimula o cérebro e é também a maneira mais eficaz de ativar o sistema nervoso dos outros, facilitando a comunicação.
Como e quando Surgiu a PNL
Há cerca de 30 anos Richard Bandler estudava matemática e psicologia na Universidade de Santa Cruz na Califórnia. Nos finais de semana trabalhava gravando workshops e ficou muito impressionado com a habilidade de comunicação e com os resultados de dois terapeutas com que teve contato, Fritz Perls (criador da Gestalt-terapia) e Virgínia Satir (terapeuta de família). Ele ficou interessado em aprender o que eles faziam e pediu a ajuda de seu professor de lingüística, John Grinder.
Estudando os vídeos, eles começaram a decodificar os padrões de linguagem e de comportamento daqueles dois excelentes terapeutas e escreveram o livro A Estrutura da Magia, mostrando que algo que parecia magia tinha uma estrutura. Assim foi criado o primeiro modelo da PNL, o metamodelo de linguagem.
Em seguida, eles passaram algum tempo estudando com Milton Erickson, médico e psicólogo e um dos maiores hipnoterapeutas da história. E escreveram outro livro: Os Padrões de Linguagem Hipnótica de Milton Erickson. Erickson escreveu o prefácio do livro e comentou que ao trabalhar com hipnose não tinha consciência clara de como fazia e dos padrões de linguagem que usava e que foram descritos por Bandler e Grinder.
Juntamente com as esposas e amigos, eles formaram um grupo de estudo para a aplicar os modelos aprendidos e logo, mesmo sem serem terapeutas, começaram a obter os mesmos resultados daqueles que eles modelaram. Quando resolveram dar um nome para o que estavam fazendo, escolheram Programação Neurolingüística.
Então a PNL começou como um processo de modelagem. Se alguém faz muito bem uma coisa, com a PNL podemos levantar o processo, a estratégia, fazer igual e obter os mesmos resultados.
A PNL logo se expandiu para além do campo da comunicação e da terapia e começou ser utilizada no campo de aprendizagem, saúde, criatividade, liderança, gerenciamento, vendas, consultoria e treina-mento em empresas. Dos EUA ela se expandiu praticamente para o mundo todo.
LISTA DE PRESSUPOSIÇÕES ÚTEIS
Cada um de nós possui um “mapa” ou modelo do mundo e um conjunto de pressuposições a partir das quais nos comunicamos. Essas pressuposições pessoais são comunicadas pelo nosso comportamento na sala de aula. O tom de voz, os gestos, as frases que usamos, a expressão facial, o contato visual etc são comunicações de pressuposições subjacentes e formam um “conjunto” que determina como somos percebidos pelas pessoas a quem nos dirigimos. Essa percepção é processada principalmente pela mente inconsciente.
Ë importante ficarmos atentos porque, de alguma maneira, “nós somos a mensagem!”
As pressuposições ou princípios da PNL são chamados de pressuposições porque nós pré-supomos que elas são verda¬deiras e agimos de acordo. Elas não reivindicam serem verdadeiras ou universais.
1 - O significado da sua comunicação é a resposta que você obtém.
2 - O que o grupo percebe como tendo sido dito por você é que importa e não aquilo que você pretendia dizer.
3 - Sempre estamos comunicando e a comunicação não-verbal transporta cerca de 90% da mensagem. A comunicação é redundante e “você é a mensagem”!
4 - O mapa não é o território. As pessoas reagem ao seu próprio mapa ou representação da realidade e não à realidade.
5 - Para ter rapport com outra pessoa, é essencial respeitar seu modelo de mundo. A chave para ensinar e influenciar as pessoas é entrar no seu modelo de mundo.
6 - Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos. Ninguém é totalmente errado ou limitado. É uma
...