O Ano de Inicio da Imigração Portuguesa
Por: Ariane Gonçalves • 25/10/2017 • Projeto de pesquisa • 548 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Portugueses
Ano de Inicio da Imigração Portuguesa
para inicial, contudo, os portugueses não tinham interesse em viver no Brasil, acarretando a emigração de indivíduos problemáticos, em maioria, como alternativa de Portugal se livrar dos indesejáveis, transferindo-os para o Brasil.
Ano de Inicio da Imigração Portuguesa
A Imigração Portuguesa no Brasil tem origem com o descobrimento . Quando Pedro Alvarez Cabral tomou posse do Brasil, em 1500, em nome de Portugal, vieram para as novas terras alguns imigrantes, por força do Estado português. Neste momento inicial, contudo, os portugueses não tinham interesse em viver no Brasil, acarretando a emigração de indivíduos problemáticos, em maioria, como alternativa de Portugal se livrar dos indesejáveis, transferindo-os para o Brasil.
Local de concentração dos imigrantes Portugueses
Distinguem-se dois tipos de distribuição do imigrante no país, com efeitos nos processos de assimilação. Pode-se chamar o primeiro tipo de "concentração", em que os imigrantes se localizam em colônias, como no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesse caso, os imigrantes não mantêm contato, nos primeiros tempos, com os nacionais, mas a aproximação ocorre à medida que a colonização cresce e surge a necessidade de comercialização dos produtos da colônia. O segundo tipo, que se pode chamar de "dispersão", ocorreu nas fazendas de café de São Paulo e nas cidades, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.
Aspectos culturais
Roupas: A moda, para os portugueses, é uma farda - se fôssemos uma peça de roupa, seríamos umas calças de ganga. Este é o retrato genérico. Mas podemos fatiar o país, dividi-lo entre Norte e Sul, e o Norte ganha: tem mais elegância, mesmo quando usa menos moda.
Danças: Os melhores exemplos de danças regionais são o vira, a chula, o corridinho, a tirana e o fandango, em que homens e mulheres executam uma animada coreografia ao som do bater de palmas, guitarras e acordeões.
Comidas: Uma característica da culinária portuguesa é o pouco uso de verduras e legumes frescos. Em geral, são usados no preparo de guisados e sopas, como o conhecido caldo verde. Sopa típica da região do Minho, o caldo verde virou uma espécie de prato nacional. O bacalhau é outra paixão dos portugueses. Dizem até que uma jovem só pode se casar depois de provar à sogra que sabe preparar pelo menos 10 receitas diversas do peixe.
Bebidas: Portugal é reconhecido mundialmente por seu famoso Porto. Que o vinho doce, sem dúvida, tem sido o embaixador do país lusitano. Mas outra das bebidas típicas de Portugal é um licor feito com Morello , uma variedade de ginjas. Neste licor Português é chamado ginjinha.
Curiosidades
- As primeiras habitações da cidade de Porto surgiram aproximadamente em 800 a.C. A cidade foi chamada durante muitos anos de Cale, e mais tarde, Portucale. Logo, surgiu o nome Portugal.
- O vinho do Porto surgiu no século 17, quando os britânicos passaram a importar a bebida em grande quantidade de Portugal. Na intenção de fazer o produto resistir à viagem, os portugueses passaram a acrescentar álcool nos barris, o que acabou conferindo um sabor diferente ao vinho.
- Em 1755 um terremoto destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa. O tremor aconteceu no mar, mas atingiu a capital portuguesa com muita força. Após o terremoto foram registrados dezenas de incêndios e um tsunami de 20 metros. Estima-se que 90 mil pessoas morreram neste dia.
...