TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Básico em HTML, CSS e JAVASCRIPT

Por:   •  10/3/2023  •  Artigo  •  4.033 Palavras (17 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 17

JAVASCRIPT.

*  3 maneiras de executar códigos em JavaScript: a primeira maneira é pelo navegador, clicando na tecla F12 em qualquer website o menu do DevTools, que são ferramentas para desenvolvedores, na aba console podemos executar código JavaScript. A segunda forma é pela aplicação web CodePen, abrindo o endereço codepen.io/pen você encontra um ambiente que se pode utilizar código HTML, CSS e JavaScript. Também pode-se usar o Visual Studio Code, criando um arquivo HTML com a tag <script> e colocando o código dentro.

* Uma outra maneira de organizar o código JavaScript é criando um arquivo com um final ".js" no diretório junto ao arquivo HTML, de preferência evitando usar caracteres especiais como letras acentuadas e espaços. Para conectar este arquivo JS ao HTML, pode-se usar a linha de código <script src="./nomedoarquivo.js"></script> no body, agora abrindo este arquivo HTML o código será executado.

* Para comentar seu código no Javascript, pode se usar // antes da linha, para definir aquela linha inteira, para comentar mais de uma linha, pode se usar um /* no começo do comentário e um */ no final. Comentários não são executados, mas são mostrados para quem visualiza o código.

* No JavaScript temos o tipo de dados Undefined, que representa valores indefinidos, e o tipo de dados null, que são muitas vezes confundidos. A diferença dos dois é que null é considerado como um objeto vazio, ou seja, algo indefinido não existe, já algo null existe mas não tem valor algum.

* O tipo de dado Object é estrutural, contendo atributos, ou propriedades, e métodos, ou funcionalidades. Um objeto é denotado com os caracteres { }, atributos e métodos com nome: valor . Por exemplo { nome: "João", idade: 20 }.

* O tipo de dados Array, ou vetor, também é estrutural, e consiste em uma lista de dados agrupados, um Array é denotado com os caracteres [ ] , por exemplo: [ "Leite", "Ovos", "Manteiga", 1, 2 ] .

* Conforme o ECMAScript Standard (o padrão do órgão que padroniza o JavaScript) temos 9 tipos de dados organizados em 4 categorias: Primitive, Primitive Value, Structural e Structural Primitive. Os primitivos são: String, Number, Boolean, Undefined, Symbol, BigInt. Os estruturais são: Object e Function. Além destes, temos o primitivo estrutural que consiste apenas no dado null.

* Para entender variáveis podemos pensar nelas como nomes simbólicos para algum valor, atalhos de código ou identificadores. Para criar uma variável, podemos usar uma das palavras reservadas: var, let e const, por exemplo: var clima = "quente", onde var é a palavra que simboliza a criação da variável, clima é o nome da variável, o sinal de igual denota que a variável está recebendo um valor e "quente" é a string que está sendo recebida. As variáveis declaradas com "var" e "let" podem ter seu valor mudado, já a const não.

* O JavaScript é uma linguagem fracamente tipada e dinâmica, ou seja, ao declarar uma variável não é necessário estabelecer um tipo específico e o tipo do valor da variável pode mudar conforme o código.

* O Scope ou Escopo determina a visibilidade de uma variável em um código, e para entender scope precisamos primeiramente entender block statement, que é o código presente dentro de chaves. O escopo do var é global, ou seja, uma variável declarada com var poderá ser usada em todo o código.

* Diferentemente de var, const e let são variáveis com escopo local, ou seja, só são visíveis no escopo onde foram criadas e em escopos interiores ao de criação. Em uma variável let, porém, pode-se alterar o valor em um escopo e o valor irá persistir no escopo de criação.

* Para nomearmos variáveis corretamente e de um jeito inteligente, precisamos saber de algumas coisas, como: JavaScript é case-sensitive (sensível à letras maiúsculas e minúsculas) e aceita a cadeia de caracteres Unicode, podendo receber acentuações. Em um nome de variável em JS você pode: Iniciar com caracteres especiais, iniciar com letras e colocar acentos, lembrando sempre que letras maiúsculas e minúsculas fazem a diferença. Em contraste, você não pode: Iniciar com números e colocar espaços vazios. Idealmente você deve colocar nomes significativos, que fazem sentido na aplicação, explicando o que a variável é, usando camel case, onde a primeira palavra de uma frase é toda minúscula, e as subsequentes não se separam por espaço e tem a primeira letra maiúscula, por exemplo: oNomeDessaVariável, e usar nomes em inglês.

* Para declarar uma variável podemos usar var, let e const, e para atribuirmos valores à essa variável utilizamos o caractere =, e para vermos o tipo dessa variável podemos utilizar a função console.log(typeof variavel).

* É possível agrupar diversas declarações de variáveis em JavaScript usando let, const ou var e colocando uma vírgula entre os nomes das variáveis a serem criadas, por exemplo: let name, age, isStudent. Para mostrar mais de uma variável no console.log também é possível usando vírgula, por exemplo: console.log(name, age, isStudent).

* É possível concatenar strings com o operador +, por exemplo: console.log('o ' + name + ' tem ' + age + ' anos.') desta maneira as variáveis serão convertidas em texto e o que será mostrado será um texto com o nome e a idade que foram estabelecidas no código. Uma outra maneira de escrever um texto com variáveis é por meio da interpolação com template literals, usando crase para o texto e ${} para denotar uma variável, por exemplo console.log(O ${name} tem ${age} anos.) o resultado deste comando será o mesmo texto do anterior.

* Para criarmos um objeto utilizamos as chaves envolvendo as propriedades, que são atribuídas com dois pontos, por exemplo: const person = { name: 'John', age: 20 }, para acessar essas propriedades usamos o ".", por exemplo: console.log(person.name).

* Para criarmos um vetor utilizamos [ ] envolvendo os valores, por exemplo: const animals = [ "Lion", "Monkey" ], para acessar esses valores usamos a posição do valor no vetor, começando por 0, por exemplo: console.log(animals[0]). Para descobrirmos o número de posições de um vetor qualquer, podemos utilizar a propriedade length, por exemplo: animals.length.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Funções são tipos de dados estruturais, que são declarados dessa forma: function nomeFunção() { código a ser executado } e para executar a função, usa-se: nomeFunção(). Uma função é importante para o agrupamento e reutilização de código.

*  Também é possível declarar funções dentro de variáveis, desta maneira: const variavel = function() {}. Uma parte importante de funções são os parâmetros, que são similares variáveis que funcionam para colocar dados em funções, eles são declarados junto à declaração da função e quando a função for executada, os valores dos argumentos são colocados dentro dos parênteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com