O Básico em HTML, CSS e JAVASCRIPT
Por: Samyra30 • 10/3/2023 • Artigo • 4.033 Palavras (17 Páginas) • 109 Visualizações
JAVASCRIPT.
* 3 maneiras de executar códigos em JavaScript: a primeira maneira é pelo navegador, clicando na tecla F12 em qualquer website o menu do DevTools, que são ferramentas para desenvolvedores, na aba console podemos executar código JavaScript. A segunda forma é pela aplicação web CodePen, abrindo o endereço codepen.io/pen você encontra um ambiente que se pode utilizar código HTML, CSS e JavaScript. Também pode-se usar o Visual Studio Code, criando um arquivo HTML com a tag <script> e colocando o código dentro.
* Uma outra maneira de organizar o código JavaScript é criando um arquivo com um final ".js" no diretório junto ao arquivo HTML, de preferência evitando usar caracteres especiais como letras acentuadas e espaços. Para conectar este arquivo JS ao HTML, pode-se usar a linha de código <script src="./nomedoarquivo.js"></script> no body, agora abrindo este arquivo HTML o código será executado.
* Para comentar seu código no Javascript, pode se usar // antes da linha, para definir aquela linha inteira, para comentar mais de uma linha, pode se usar um /* no começo do comentário e um */ no final. Comentários não são executados, mas são mostrados para quem visualiza o código.
* No JavaScript temos o tipo de dados Undefined, que representa valores indefinidos, e o tipo de dados null, que são muitas vezes confundidos. A diferença dos dois é que null é considerado como um objeto vazio, ou seja, algo indefinido não existe, já algo null existe mas não tem valor algum.
* O tipo de dado Object é estrutural, contendo atributos, ou propriedades, e métodos, ou funcionalidades. Um objeto é denotado com os caracteres { }, atributos e métodos com nome: valor . Por exemplo { nome: "João", idade: 20 }.
* O tipo de dados Array, ou vetor, também é estrutural, e consiste em uma lista de dados agrupados, um Array é denotado com os caracteres [ ] , por exemplo: [ "Leite", "Ovos", "Manteiga", 1, 2 ] .
* Conforme o ECMAScript Standard (o padrão do órgão que padroniza o JavaScript) temos 9 tipos de dados organizados em 4 categorias: Primitive, Primitive Value, Structural e Structural Primitive. Os primitivos são: String, Number, Boolean, Undefined, Symbol, BigInt. Os estruturais são: Object e Function. Além destes, temos o primitivo estrutural que consiste apenas no dado null.
* Para entender variáveis podemos pensar nelas como nomes simbólicos para algum valor, atalhos de código ou identificadores. Para criar uma variável, podemos usar uma das palavras reservadas: var, let e const, por exemplo: var clima = "quente", onde var é a palavra que simboliza a criação da variável, clima é o nome da variável, o sinal de igual denota que a variável está recebendo um valor e "quente" é a string que está sendo recebida. As variáveis declaradas com "var" e "let" podem ter seu valor mudado, já a const não.
* O JavaScript é uma linguagem fracamente tipada e dinâmica, ou seja, ao declarar uma variável não é necessário estabelecer um tipo específico e o tipo do valor da variável pode mudar conforme o código.
* O Scope ou Escopo determina a visibilidade de uma variável em um código, e para entender scope precisamos primeiramente entender block statement, que é o código presente dentro de chaves. O escopo do var é global, ou seja, uma variável declarada com var poderá ser usada em todo o código.
* Diferentemente de var, const e let são variáveis com escopo local, ou seja, só são visíveis no escopo onde foram criadas e em escopos interiores ao de criação. Em uma variável let, porém, pode-se alterar o valor em um escopo e o valor irá persistir no escopo de criação.
* Para nomearmos variáveis corretamente e de um jeito inteligente, precisamos saber de algumas coisas, como: JavaScript é case-sensitive (sensível à letras maiúsculas e minúsculas) e aceita a cadeia de caracteres Unicode, podendo receber acentuações. Em um nome de variável em JS você pode: Iniciar com caracteres especiais, iniciar com letras e colocar acentos, lembrando sempre que letras maiúsculas e minúsculas fazem a diferença. Em contraste, você não pode: Iniciar com números e colocar espaços vazios. Idealmente você deve colocar nomes significativos, que fazem sentido na aplicação, explicando o que a variável é, usando camel case, onde a primeira palavra de uma frase é toda minúscula, e as subsequentes não se separam por espaço e tem a primeira letra maiúscula, por exemplo: oNomeDessaVariável, e usar nomes em inglês.
* Para declarar uma variável podemos usar var, let e const, e para atribuirmos valores à essa variável utilizamos o caractere =, e para vermos o tipo dessa variável podemos utilizar a função console.log(typeof variavel).
* É possível agrupar diversas declarações de variáveis em JavaScript usando let, const ou var e colocando uma vírgula entre os nomes das variáveis a serem criadas, por exemplo: let name, age, isStudent. Para mostrar mais de uma variável no console.log também é possível usando vírgula, por exemplo: console.log(name, age, isStudent).
* É possível concatenar strings com o operador +, por exemplo: console.log('o ' + name + ' tem ' + age + ' anos.') desta maneira as variáveis serão convertidas em texto e o que será mostrado será um texto com o nome e a idade que foram estabelecidas no código. Uma outra maneira de escrever um texto com variáveis é por meio da interpolação com template literals, usando crase para o texto e ${} para denotar uma variável, por exemplo console.log(O ${name} tem ${age} anos.) o resultado deste comando será o mesmo texto do anterior.
* Para criarmos um objeto utilizamos as chaves envolvendo as propriedades, que são atribuídas com dois pontos, por exemplo: const person = { name: 'John', age: 20 }, para acessar essas propriedades usamos o ".", por exemplo: console.log(person.name).
* Para criarmos um vetor utilizamos [ ] envolvendo os valores, por exemplo: const animals = [ "Lion", "Monkey" ], para acessar esses valores usamos a posição do valor no vetor, começando por 0, por exemplo: console.log(animals[0]). Para descobrirmos o número de posições de um vetor qualquer, podemos utilizar a propriedade length, por exemplo: animals.length.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Funções são tipos de dados estruturais, que são declarados dessa forma: function nomeFunção() { código a ser executado } e para executar a função, usa-se: nomeFunção(). Uma função é importante para o agrupamento e reutilização de código.
* Também é possível declarar funções dentro de variáveis, desta maneira: const variavel = function() {}. Uma parte importante de funções são os parâmetros, que são similares variáveis que funcionam para colocar dados em funções, eles são declarados junto à declaração da função e quando a função for executada, os valores dos argumentos são colocados dentro dos parênteses.
...