O Conceito de Cultura
Resenha: O Conceito de Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luna.vaz • 13/10/2013 • Resenha • 432 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
O Conceito de Cultura
Com base na leitura do livro – Sociologia Geral de Reinaldo dias, e nas variadas definições de cultura, acreditamos ser abrangente empregar o conceito a tudo que é socialmente aprendido e partilhado dentro de uma sociedade – maneiras de agir, pensar, se comportar.
Diferente da visão que tínhamos baseada no senso comum, todos os seres humanos possuem e fazem parte de uma determinada cultura, e é esse o fator que os diferencia dos animais. O que caracteriza o ser humano é a cultura e todos possuem a potencialidade de desenvolvê-la.
Todas as culturas possuem como elementos básicos valores, normas, sanções, símbolos, idioma e tecnologia, que fazem parte da sua estrutura. Um elemento cultural de uma sociedade pode ser totalmente oposto ao outro, e o que para uma é considerado “sagrado”, para outras pode ser inaceitável.
O processo de transmissão de cultura é chamado de socialização e é uma herança social e não biológica como nas ciências naturais. Acontece por meios formais, como por exemplo: a família, a escola e a igreja que transmitem valores, hábitos e definem o modo que o individuo se porta diante da sociedade. Os meios informais também participam desse processo, a mídia é um deles, que impondo sua visão sobre os acontecimentos, pregam seus valores e a sociedade consciente, ou inconscientemente recebe os adota.
O julgamento da cultura de outros povos, não seria coerente. Ao faze-lo, a base seria o próprio olhar cultural. Acreditar que se é superior, ou melhor, em aspectos culturais é uma visão etnocêntrica, onde acabam por ser julgados não só os valores dos outros, mais os outros. Nenhuma cultura é superior ou inferior à outra, são apenas diferentes e desenvolvem outros modos de vida. Apesar de que, em determinadas culturas algumas praticas, como a extirpação do clitóris na África, coloca em risco a saúde e o respeito a mulher, e inevitavelmente teremos uma opinião formada a respeito.
Dentro da cultura vigente encontramos a subcultura, onde os indivíduos adotam alguns hábitos diferenciados que as caracterizam apesar de fazer parte de um ”todo”, e a contracultura onde formam-se grupos que partem de princípios e valores que não condizem com a cultura da qual fazem parte.
A cultura de uma sociedade, está em constante transformação e renovação. Com o tempo e a acessibilidade a manifestações de outros povos, a cultura agrega a si determinadas praticas que são aprendidas, adotadas e transmitidas pelas pessoas. O respeito deve ser recíproco, é grande a riqueza que há no patrimônio cultural de uma sociedade e cabem as outras, por mais distintas que sejam ter essa percepção.
...