O Desafio de Darwin Resenha
Por: meme_1212 • 19/10/2017 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 17.042 Visualizações
O filme “o desafio de Darwin” conta a história de Charles Darwin, um naturalista britânico que ficou famoso pela sua teoria que fala sobre a origem das espécies por seleção natural. Ele viajou com o seu barco Beagle durante 5 anos, visitou vários lugares ao redor do mundo e observou as formas de vida e as suas variações para cada local. Um dos lugares mais importantes da viagem de Charles foi à Ilha Galápagos, foi nesse local que ele percebeu que cada ilha possuía um grupo de pássaros específico e essa diferença apresentava relação com as características dos meios onde eles viviam. Darwin percebeu que em Galápagos as condições ambientais e climáticas variavam pouco entre uma ilha e outra, mas que essas diferenças tinham certa influência no tamanho dos bicos dos pássaros de mesma espécie dependendo do tipo de semente que crescesse no local. Com isso, chegou à conclusão de que, em um território pequeno pode haver 14 espécies do mesmo pássaro e suas variações estão relacionadas com o ambiente onde vivem.
Quando Darwin voltou para casa com suas anotações, não publicou nada de imediato por medo da rejeição de suas ideias, principalmente pela questão religiosa. Alguns anos depois ele recebeu uma carta de Alfred Russel Wallace um naturalista que tinha as mesmas ideias dele, então Darwin começou a escrever o seu livro com muita pressa, por medo da outra teoria ser publicada primeiro, com alguma ajuda eles conseguiram apresentar a teoria juntos, no mesmo dia. Um ano depois (1859) foi publicado o livro de Charles Robert Darwin “A teoria das espécies”, que é baseada na seleção natural, nos efeitos da ação direta das condições do ambiente sobre os organismos e “nas variações que nos parecem, em nossa ignorância, surgir espontaneamente”.
De acordo com a teoria de Darwin, as formas de vida evoluem lentamente, mas continuamente através dos tempos.
Charles casou com sua prima, pois vinha de uma família bem liberalista e era uma coisa completamente normal, Emma Wedwood era uma católica fervorosa, mas ajudou o seu marido e mesmo sendo confuso para ela, por conta de toda questão religiosa, ela acreditava na teoria dele e o apoiou em todos os momentos. Darwin e Emma perderam duas filhas, um bebê e uma menina de 10 anos, por causa de uma doença que se deu pelo fato deles serem primos. As convicções de Darwin sobre a religião diminuíram conforme avançava nas descobertas, mas a perda completa da fé aconteceu quando sua filha Anne Darwin morreu, com 10 anos, ela era umas preferidas de Charles e a sua morte o abalou muito. Mas mesmo assim ele não desistiu e publicou o seu livro.
...