O Ecossistema Manguezal
Por: biaeluiza • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 422 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
APRESENTAÇÃO LUIZA: ecossistema manguezal
O manguezal é um ecossistema típico de áreas costeiras alagadas em regiões de clima tropical ou subtropical (América, África, Ásia, Oceania). No Brasil, os manguezais ocorrem desde o Amapá, até Santa Catarina.
Não confundir mangue com manguezal, mangue é o tipo de vegetação predominante nos manguezais.
LOCALIZAÇÃO:
Os manguezais estão localizados em regiões próximas ao mar
que recebem tanto a água salgada, pela ação das marés,
como água doce dos rios que ali desembocam.
É um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho.
SOLO:
É úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes, por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição (alimento para uma extensa cadeia alimentar).
APRESENTAÇÃO ESTEFANI – ecossistema manguezal
FLORA:
São poucas as árvores que sobrevivem nesse ecossistema, mas existem alguns tipos como o mangue vermelho, mangue branco, mangue preto e o mangue botão.
Em apenas cinco anos, uma árvore de mangue fica adulta e reproduz, podendo chegar até 20 metros de altura. Suas raízes são capazes de passar períodos cobertos pela água do mar e conseguir o oxigênio que não encontram no solo.
É o caso das raízes chamadas 'pneumatóforos', que deixam uma ponta
fora da lama, ajudando a planta a 'respirar'.
As orquídeas e as bromélias são outras espécies da flora do manguezal.
FAUNA:
A fauna do manguezal é constituída principalmente por peixes, moluscos e crustáceos, porém diversos animais usufruem deste ambiente, desde formas microscópicas até répteis e mamíferos. Como é um local abrigado, de pouco movimento hídrico, se comparado à um costão rochoso, é no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro, o mangue tornou-se um local propício ao desenvolvimento e abrigo de organismos jovens.
Várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos.
Nos troncos submersos encontram-se vários animais filtradores, como por exemplo as ostras.
APRESENTAÇÃO THIAGO – ECOSSISTEMA MANGUEZAL
IMPACTOS AMBIENTAIS:
A destruição dos manguezais causa grandes prejuízos, inclusive para economia, uma vez que são perdidos importantes nichos ecológicos desempenhados por esse ecossistema. Principais fatores que alteram as propriedades físicas, químicas e biológicas:
- Desmatamento e queimadas
- Aterramento
- Deposição de lixo
- Lançamento de esgotos e efluentes industriais
- Pesca predatória
Uma dessas formas, relacionada ao cultivo do camarão marinho, vem apresentando um expressivo crescimento nos últimos anos. Entretanto, embora exista um fator econômico muito forte nessa atividade, ela pode gerar grandes impactos ao meio ambiente, afetando o equilíbrio do ecossistema de manguezal, levando a um desequilíbrio com relação às suas fauna e flora, atingindo, portanto, a biodiversidade local.
...