O Eixo Norte
Resenha: O Eixo Norte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natavaz • 4/10/2013 • Resenha • 240 Palavras (1 Páginas) • 409 Visualizações
Com previsão de beneficiar 12 milhões de pessoas, o projeto prevê a captação de 1,4% da vazão de 1.850 m³ /s do São Francisco, dividida em dois eixos de transposição
O Eixo Norte do projeto, que levará água para os sertões de Pernambuco, Paraíba, Ceará e rio Grande do Norte, terá 400 km de extensão alimentando 4 rios, três sub-bacias do São Francisco (Brígida, Terra Nova e Pajeú) e mais dois açudes: Entre Montes e Chapéu.
O Eixo Leste abastecerá parte do sertão e as regiões do agreste de Pernambuco e da Paraíba com 220 km aproximadamente até o Rio Paraíba, depois de passar nas bacias do Pajeú, Moxotó e da região agreste de Pernambuco.
A transposição aborda um contexto polêmico, uma vez que mostra os impactos ambientais que o Rio São Francisco suporta como:
Impactos positivos
- Aumento da água disponível e diminuição da perda devido aos reservatórios.
- Geração de cinco mil empregos durante a construção da obra (quatro anos), sobretudo nas cidades onde serão implantados os canteiros de obras. Entretanto, ao término das obras, não haverá um impacto significativo em termos de geração de empregos.
-A oferta de água irá ajudar a fixar cerca de 400 mil pessoas no campo.
Impactos negativos
- Modificação no regime fluvial do Rio São Francisco.
- Redução da geração de energia elétrica no Rio São Francisco.
- Diminuição da diversidade de fauna terrestre.
- Perda de terras apropriadas para agricultura.
- Risco de eutrofização dos novos reservatórios. (excesso de nutrientes numa massa de água)
...