O Gênero Jornalístico
Por: Yasmin Ohana • 22/2/2021 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
GÊNERO JORNALÍSTICO
Artístico, injuntivo, propagandístico. Entre os gêneros textuais mais utilizados nos dias atuais o jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.
Dentro do texto jornalístico temos 3 principais gêneros, informativo que é o mais usado, opinativo e o interpretativo.
O gênero jornalístico são textos baseados e vinculados pelos jornais, rádio, televisão, revistas, com a intenção de comunicar e informar algo. O jornalista tem o dever de transmitir as informações para o público, de forma imparcial dos fatos ocorridos de forma bem simples e detalhada, desenvolvendo textual baseado no critério básico, descrevendo o que aconteceu, onde aconteceu, como aconteceu, com quem aconteceu composta por pauta, Apuração, Redação e Edição.
Portanto o texto jornalístico possui frases curtas, apenas fornecendo o objetivo real do texto a ser entendido, havendo objetividade no que se vem sido fornecido e clareza em seu texto, tanto na voz passiva ou ativa.
Gêneros Discursivos
O discurso pode ser de ordem expositiva, sobre um determinado assunto. Mas também pode ser discorrido, em ato de comunicação linguística.
Gêneros Midiáticos
Definir este tipo de gênero não é tarefa fácil. Na opinião do professor José Marques Melo: “classificar gêneros jornalísticos é o maior desafio”. Ele explica que a configuração da identidade do jornalismo, enquanto objeto científico e o alcance de sua autonomia que passa inevitavelmente pela sistematização dos processos sociais inerentes à captação, registro e difusão da informação da atualidade, ou seja, do seu discurso manifesto, tornam as classificações indiretamente perceptíveis.
Os gêneros servem para aumentar a compreensão da grande quantidade de textos veiculada pela mídia. De acordo com estudiosos, as definições aparecem no estilo e no manejo da linguagem. Outros preferem analisa-las pela obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável.
Há também uma corrente que diz que a diferença está justamente na forma como o texto é escrito, podendo ser jornalismo noticioso ou literário. Devido a esta dificuldade de análise e as múltiplas propostas sugeridas pelos pesquisadores da comunicação, o peruano Juan Gargurevich chegou a algumas das definições utilizadas no jornalismo atual:
Entrevista: permite ao leitor conhecer opiniões das pessoas envolvidas no ocorrido
Crônica: Trata de assuntos cotidianos de maneira literária
Reportagem: Relato ampliado de um acontecimento. Com pesquisa de campo.
Gráficos: Informação na forma de sinais, desenhos, figuras, signos.
Colunas: Espaço na publicação onde uma pessoa escreve regularmente.
Artículos (Artigos): Textos opinativos sempre assinados.
Testemunhos: Narração real e circunstanciada que se faz em juízo; depoimento, declaração
...