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O Gato De Botas

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Por:   •  11/3/2015  •  9.822 Palavras (40 Páginas)  •  295 Visualizações

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Numa primeira dimensão, ler pode ser entendido como de-

cifrar o escrito, isto é, compreender o que letras e outros

sinais gráfi cos representam. Sem dúvida, boa parte das atividades

que são realizadas com as crianças nas séries iniciais do Ensino

Fundamental tem como fi nalidade desenvolver essa capacidade.

Ingenuamente, muitos pensam que, uma vez que a criança

tenha fl uência para decifrar os sinais da escrita, pode ler sozinha,

pois os sentidos estariam lá, no texto, bastando colhê-los.

Por essa concepção, qualquer um que soubesse ler e conhecesse

o que as palavras signifi cam estaria apto a dizer em que lugar

estão a andorinha e o sabiá; qual dos dois pássaros vai e volta e

quem não quer voltar. Mas será que a resposta a estas questões

bastaria para assegurar que a trova foi compreendida? Certamente não. A compreensão vai depender, também, e muito, do que

o leitor já souber sobre pássaros e amores.

Isso porque muitos dos sentidos que depreendemos ao ler

derivam de complexas operações cognitivas para produzir inferências. Lemos o que está nos intervalos entre as palavras, nas

entrelinhas, lemos, portanto, o que não está escrito. É como se

o texto apresentasse lacunas que devessem ser preenchidas pelo

trabalho do leitor.

Se retornarmos à trova acima, descobriremos um “eu” que

associa pássaros à pessoa amada. Ele sabe o lugar em que está a

andorinha e o sabiá; observa que as andorinhas migram, “vão e

voltam”, mas diferentemente destas, seu amor foi e não voltou.

Apesar de não estar explícita, percebemos a comparação entre a andorinha e a pessoa amada: ambas partiram em um dado

momento. Apesar de também não estar explícita, percebemos

a oposição entre elas: a andorinha retorna, mas a pessoa amada “não quer voltar”. Se todos estes elementos que podem ser

deduzidos pelo trabalho do leitor estivessem explícitos, o texto

fi caria mais ou menos assim:

Sei que a andorinha está no coqueiro,

e que o sabiá está na beira-mar.

Observo que a andorinha vai e volta,

mas não sei onde está meu amor que partiu e não quer voltar.

O assunto da trova é o relacionamento amoroso, a dor de cotove lo

pelo abandono e, dependendo da experiência prévia que tivermos a respeito do assunto, quer seja esta vivida pessoalmente ou

“ vivida” através da fi cção, diferentes emoções podem ser ativadas:

alívio por estarmos próximos de quem amamos, cumplicidade por

estarmos distantes de quem amamos, desilusão por não acreditarmos mais no amor, esperança de encontrar alguém diferente...

Quem produz ou lê um texto o faz a partir de um certo lugar,

como diz Leonardo Boff*, a partir de onde estão seus pés e do

que veem seus olhos. Os horizontes de quem escreve e os de

quem lê podem estar mais ou menos próximos. Os horizontes de

um leitor e de outro podem estar mais ou menos próximos. As

leituras produzem interpretações que produzem avaliações que

revelam posições: pode-se ou não concordar com o quadro de

valores sustentados ou sugeridos pelo texto.

Se refl etirmos a respeito do último verso “meu amor não quer

voltar”, podemos indagar, legitimamente, sem nenhuma esperança de encontrar a resposta no texto: por que ele ou ela não

“quer” voltar? Repare que não é “não pode” que está escrito, é

“não quer”, isto quer dizer que poderia, mas não quer voltar. O

que teria provocado a separação? O amor acabou? Apaixonou-se

por outra ou outro? Outros projetos de vida foram mais fortes

que o amor: os estudos, a carreira, etc? O “eu” é muito possessivo

e gosta de controlar os passos dele ou dela, como controla os da

andorinha e do sabiá?

___________

* “Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.” A águia e

a galinha: uma metáfora da condição humana (37

a

edição, 2001), Leonardo Boff, Editora

Vozes, Petrópolis.

As atividades propostas favorecem a ativação dos conhecimentos prévios necessários à compreensão do texto.

 Explicitação dos conhecimentos prévios necessários para que

os alunos compreendam o texto.

 Antecipação de conteúdos do texto a partir da observação

de indicadores como título (orientar a leitura de títulos e

subtítulos), ilustração (folhear o livro para identifi car a localização, os personagens, o confl ito).

 Explicitação dos conteúdos que esperam encontrar na obra

levando em

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