O Individuo E A Organização No Trabalho
Exames: O Individuo E A Organização No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gegede • 14/2/2014 • 745 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
Trabalho e Organização
Autor: Tatiana dos Reis Silveira
Data: 04/12/2009
Como não refletir sobre o significado do trabalho em nossas vidas? O trabalho tem um valor indiscutível na sociedade moderna. Nossa identidade profissional sobrepõe-se muitas vezes à pessoal. Identificamos-nos pelas nossas profissões e pelas organizações nas quais atuamos. Nossa vida organiza-se em torno do trabalho e todas as demais coisas que fazemos parecem a ele subordinadas. Estudos, viagens, número de filhos e compromissos financeiros são planejados e executados a partir da premissa trabalho. Isto sem contar que grande parte do nosso tempo diário é consumida no trabalho, em deslocamentos para o trabalho e em intervalos entre os períodos de trabalho.
O trabalho rege a vida da sociedade como um todo e dos indivíduos em particular. O mundo do trabalho é a realidade dos indivíduos, e regula suas vidas, de suas famílias, das coletividades e das nações. A organização social baseia-se nas relações entre os indivíduos, com as instituições sociais e com o meio produtivo.
Desde os tempos mais remotos, o trabalho faz parte da vida humana. Inicialmente, por meio do trabalho o homem assegurava a sua sobrevivência, utilizando-se para isso da caça, da pesca, da disputa com outros homens e animais, da interação constante com uma natureza desconhecida e por vezes ameaçadora. Diversas coisas aconteceram desde então, permitindo ao homem estabelecer outro tipo de relação com a natureza, com o mundo e com os demais seres vivos. Suas capacidades de criação, inovação e adaptação possibilitaram criar outros vínculos com o trabalho e com seus semelhantes. Hoje, outros aspectos são considerados na relação do indivíduo com o trabalho, relacionados às questões de ordem material, pessoal, organizacional ou social.
Os Pedagogos Empresariais não podem ignorar esta realidade, sob pena de ignorar o elo que une os indivíduos às suas organizações e ao seu trabalho. O entendimento destas relações é fundamental para qualquer atividade educativa dentro da organização. São através destas reflexões sobre a realidade organizacional, sobre as relações entre indivíduo e trabalho, seus comportamentos dentro da organização, que nós pedagogos empresariais, poderemos subsidiar nossas ações.
1.1 ESTABELECENDO UMA BASE CONCEITUAL
Parece-nos importante primeiramente definir o que é trabalho. Podemos partir de uma visão mecânica, da física, que diz que trabalho é todo esforço para atingir um determinado fim. Neste contexto, trabalho parte de um objetivo, demanda energia, empenho e tem como efeito um resultado.
Segundo Carmo (1997, p.15), "podemos definir trabalho como toda atividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência. Há mediação entre o homem e a natureza: domando-a ele o seu desejo, visa a extrair dela sua subsistência". Neste conceito, o homem é um agente de transformação,
...