O Limite de Plasticidade
Por: Evy Amorim • 9/3/2020 • Ensaio • 264 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Limite de Plasticidade: LP
O limite de consistência, também conhecido como limite de Atterberg, é um método de avaliação que foi criado por Albert Atterberg a qual por meio de testes e ensaios consegue se definir o LL, LP e LC.
O limite de plasticidade é o teor de umidade a qual o solo passa do estado plástico para o estado semissólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Em laboratório o limite de plasticidade é obtido quando se determina o teor de umidade com um cilindro de solo de 3 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento que apresenta fissuras.
Metodologia do ensaio
Se prepara a amostra, essa deve estar seca ao ar e ser passada pela peneira 200 ficando depositada ao fundo após o peneiramento. Após, tara – se na balança o peso em gramas, de cada cápsula. Depois das pesagens das cápsulas vazias, adiciona – se adicionar uma porção da amostra seca em um recipiente de porcelana, colocando água destilada aos poucos e assim iniciando o processo de homogeneização com a espátula.
O ensaio de limite de plasticidade é determinado pela ABNT NBR 7180 que regulamente que o teor de umidade deve ser calculado quando o solo começa a se fissurar na tentativa de molda-lo na amostra de 3 mm de diâmetro. Após o cisalhamento dos cilindros, os mesmos devem ser colocados em cápsulas apresentando seus respectivos pesos e depois colocados em uma estufa para que possa definir o seu peso seco.
Referências:
www.torresgeotecnia.com.br/portfolio-view/limite-de-plasticidade
Associação brasileira de normas técnicas. NBR 7180: solo – determinação de plasticidade. Rio de Janeiro, 2016.
...