O Ludico No Meio Pedagogico
Casos: O Ludico No Meio Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edmilsonpureza • 16/3/2014 • 559 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
m nenhuma outra época houve tantas inovações em tão pouco tempo. Muitas invenções causaram impacto em relação
ao passado. Mas a diferença que fez a diferença, foi o uso dos computadores. Em todas as áreas onde aconteceu um
salto tecnológico, em evidência ou na retaguarda, estava o seu uso.
Esta máquina tem algo que nenhum outro instrumento tecnológico tem: a possibilidade de ser usada para
manipular idéias. Outros instrumentos podem ser usados para registrar e expressar idéias, como a vídeo-câmara (idéias
sob forma de imagens), o gravador (idéias sob forma de sons), a antiga máquina de escrever (idéias sob forma de
textos). Mas, no computador, pode-se manipular esses registros, essas idéias. Nele, se pode usar idéias (programas,
idéias sob forma de instruções) para manipular idéias (arquivos, idéias sob forma de registros).
Em uma biblioteca se tem livros, que podem ser lidos e examinados. Usa-se a mente humana para localizar e
comparar conteúdos nos livros. É uma tarefa que pode ser demorada. Em um computador pode-se armazenar todos os
livros de uma biblioteca e usar um programa de busca para apontar relações entre os conceitos descritos nos livros. E
isso pode ser feito muito rápido. Da mesma forma que um veículo amplifica nossa capacidade de locomoção, e um
óculos amplifica nossa capacidade de visão, o computador pode ser usado para amplificar nossas habilidades mentais.
Parece impressionante, mas há limitações. Não é o veículo que locomove-se por si, não é o óculos que enxerga e não é
o computador que pensa. Ferramentas auxiliam e potencializam ações humanas. E o computador somente executa,
mecânicamente, uma tarefa, dentro dos limites estabelecidos da sua programação (regras exatas e detalhadas,
antecipadamente fornecidas), e que, frente a uma situação não previamente programada, trava. Isso o torna a ferramenta
ideal para tarefas repetitivas e conhecidas, mas difícil e as vezes impossível o seu uso em tarefas criativas. O
computador em si não é capaz de gerar qualquer conhecimento novo.
3. Os avanços da tecnologia e as mudanças nas atividades humanas.
Ainda herança do período industrial, onde as máquinas, eram a causa do aumento de produção, o computador
ainda é visto como uma máquina que acelera tarefas. Com esse raciocínio, o computador na educação, deveria acelerar
a tarefa de aprender dos alunos, considerando haver uma relação direta entre modernidade da tecnologia com
intensidade do raciocínio humano.
As novas tecnologias alteram o ritmo em vários
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