O Peuqeno Princioe
Artigo: O Peuqeno Princioe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diomedesse • 10/1/2015 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
brasao_unemat_cor
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: Teoria das Finanças Públicas
Professor: Rangel Renan
Discente: Ana Paula do Carmo Diomedesse
REPERCURSO
1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de
um grupo sobre a sociedade civil?
Apresentados os conceitos, podemos concluir que a ideologia tem o papel de instrumentalizar o grupo que visa alcançar a dominação e/ou se manter hegemônico na sociedade civil. De modo que a palavra chave para o
papel que a ideologia tem na configuração da hegemonia “convencimento”, haja visto que é desse elemento que depende a aceitação ou não das normas, costumes e regras que o dominante visa implantar ou manter.
2. Caracterize o conceito de hegemonia,
relacionando-o à crise hegemônica e à
revolução passiva.
A hegemonia é o fenômeno que se configura quando um grupo pertencente à sociedade civil domina e se mantem como classe dominante da referida sociedade.
A relação do instituto retrocitado com a crise hegemônica e a revolução passiva é estreita e reside no fato de que a primeira se configura desordem da hegemonia e a segunda se revela como um instrumento menos radical para a crise não se agrave e não enseje ao extermínio total da hegemonia.
A título de enriquecimento findamos a presente resposta registrando duas observações acerca dos elementos presentes no questionamento, quais sejam: a crise hegemônica e a revolução passiva. A primeira, via de regra, decorre de equívocos estratégicos e pode ser estimulada pela competição ideológica que, por sua vez, é um processo que Gramsci associa à guerra de
posição; já a revolução passiva é um instituto que revela liberações e permissões graduais favoráveis aos interesses dos dominados, visando neutralizá-los.
3. Novas ideologias são usadas como instrumento
de contestação ao grupo hegemônico. Como os
conceitos de intelectual orgânico e de guerra
de posição se encaixam nesse processo?
O intelectual orgânico ou moderno é revelado pela atuação de toda pessoa no sentido de divulgar uma ideologia de qualquer ordem. É também um conceito tratado minuciosamente por Gramsci e que guarda relação direta com a realização de tarefas, dentre as quais se destacam: contribuir para organização e divulgação das ideias do grupo dominante e gerar novos intelectuais para a classe, conforme leciona Silva (2011).
A guerra de posição é um instituto que se configura mediante a disputa por espaço ideológico em um ambiente que possui uma ordem ideológica dominante instaurada entre esse grupo dominante e um outro que apresenta uma ideologia concorrente através do intelectual orgânico.
Vê-se, portanto que os insatisfeitos contestam o grupo hegemônico através de seu intelectual orgânico e instaura guerra de posição ao tentar implantar sua ideologia
concorrente. Podemos dizer ainda que entre a ideologia do grupo hegemônico e o intelectual orgânico do grupo que contesta há uma relação de antígeno x anticorpo e a guerra de posição é a configuração da disputa de espaço que eles travam.
4. Diferencie, com exemplos, os conceitos de
bem público puro e de bem privado puro.
O bem público possuem as características de não rivalidade e não exclusão. Pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer outro individuo daquele bem. Exemplo: O Ar, o fato de eu respirar não te deixa sem Ar.
O privado puro são ao mesmo tempo excluíveis e rivais. Relaciona-se com as esferas particulares a sociedade. Exemplo: Um atendimento médico, roupa, sorvete, rodovias privadas.
5. Contraste as explicações de Wagner e de
Peacock e Wiseman sobre a crescente
participação do setor público na economia.
A Lei de Wagner, segundo Mourão (2004), considera as despesas públicas como variável endógena explicada pelo PIB. Essa Lei afirma que as despesas crescem exponencialmente mais rápido que o produto da economia em um estado progressista e em escala maior em governos descentralizados. Por este motivo, esta Lei também é denominada Lei dos Dispêndios Públicos Crescentes.
6. Diferencie incidência legal de incidência
econômica na discussão do impacto dos
tributos sobre a renda das pessoas.
Incidência legal de um imposto: De acordo com definição constante da lei ou código tributário, é a realidade sobre a qual o imposto incide, ou a pessoa a quem incumbe a obrigação do seu pagamento.
Incidência econômica de um imposto: Refere-se à realidade ou à pessoa sobre que efetivamente recaiu o ônus da tributação (contribuinte
...