O Que é Um Relatório
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Um Relatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciotga3 • 22/3/2015 • 368 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
O relatório
1. Conceito:
Trata-se de um documento por meio do qual expõem-se os resultados de atividades variadas.
O relatório assume, a cada dia que passa, maior relevo já que é impossível para um administrador ou um técnico conhecer e acompanhar pessoalmente todos os fatos, situações e problemas a serem examinados.
Para redigir um bom relatório, não basta alinhar os fatos. Ele deve ser objetivo, informativo e apresentável. O relatório constitui um reflexo de quem o redige, pois espelha sua capacidade.
Lido, examinado e arquivado, ele será, a qualquer tempo, um documento hábil e a demonstração do trabalho de seu autor. Daí a necessidade de se estabelecer algumas normas básicas que garantirão ao texto coerência, tornando-o claro, fácil de ser consultado.
2. Normas para a elaboração de um relatório:
2.1 Extensão:
Sempre que possível, convém evitar relatório muito longo, pressupondo-se que ele é feito exatamente para economizar o tempo da pessoa que o lê.
Mas sua extensão depende do contexto para o qual ele é produzido, variando de acordo com a importância dos fatos relatados. Assim, um relatório de uma visita de inspeção, por exemplo, não se compara a um relatório de estágio.
2.2 Linguagem:
A linguagem deve ser objetiva, precisa, concisa e clara, sem omitir qualquer dado importante. Aconselha-se a elaboração de um relato sucinto, acompanhado de possíveis anexos, quadros e até gráficos.
2.3 Exatidão:
As informações devem ser precisas, não deixando qualquer dúvida quanto a problemas, números ou estatísticas. Quem elabora um relatório é responsável pelo seu conteúdo total.
2.4 Outros passos importantes:
Para preparar um bom relatório de estágio, é preciso cumprir bem algumas etapas, como:
* pesquisa
* preparação
* redação
* apresentação.
A pesquisa (coleta dos dados)
O texto do relatório é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Assim, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet.
Seleção de informações:
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.
Atenção: A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte.
Partes do relatório
Possui as seguintes partes:
Capa
Folha
...