O RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: novinh4 • 11/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.583 Palavras (7 Páginas) • 167 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS/BA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE
JEFERSON MACEDO SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2014
JEFERSON MACEDO SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Administração Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Teixeira de Freitas, como pré-requisito para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
Orientação: Prof. Ms. João Rodrigues Pinto.
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO (01 folha)
2 OBJETIVOS (01 folha)
2.1 GERAL
- ESPECÍFICOS
3 JUSTIFICATIVA (01 folha)
4 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
- HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA (local do estágio)
4.2 APRESENTAÇÃO DO TEMA DO ESTÁGIO
4.3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO
4.4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
5 CONCLUSÃO
REFERENCIAS
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
Durante o movimento mundial de modernização da agricultura processo esse chamado Revolução Verde, ocorrido principalmente a partir da década de 70, os agricultores adotaram e se acostumaram ao uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e maquinaria pesada. Estes três itens, ao longo dos anos, fizeram com que a pequena produção agrícola se tornasse inviável por conta de seus elevados custos. É importante destacar que as tecnologias modernas não foram geradas tendo como alvo a viabilização da pequena agricultura ou Agricultura Familiar, aquela constituída por pequenos e médios produtores que cultivam seus produtos com objetivo primordial de subsistência de suas famílias, sendo o excedente comercializado. Esses representam a imensa maioria de produtores rurais no Brasil
Entretanto, apesar de ser uma tendência mundial, esse modelo de agricultura baseado na monocultura, ou seja, o cultivo de um só produto em grande escala, que faz uso intensivo de agroquímicos e de máquinas, passou a ser repensado em virtude de seus altos custos de ordem social, econômica e ecológica. É nesse cenário da preocupação com a preservação ambiental observada no mundo inteiro, que a Agroecologia se insere como forma de promover uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.
A Agroecologia pode ser entendida como um conjunto de princípios e técnicas que visam reduzir a dependência de energia externa e o impacto ambiental da atividade agrícola, produzindo alimentos mais saudáveis e valorizando o homem do campo, sua família, seu trabalho e sua cultura.
Os sistemas agroecológicos são caracterizados pelo fato de preservar toda a vida e todo tipo de vida, ou seja, uma de suas principais características é o respeito a qualquer forma de existência, condenando o desmatamento e o uso de agroquímicos em virtude da dependência que o uso dos mesmos causa ao solo, além de empobrecê-lo em longo prazo.
O Brasil está investindo firme nesse setor, e há estimativas de que a área cultivada agroecologicamente no país seja da ordem de 25 mil hectares, cerca de 2% da produção total nacional. Ainda é um percentual pequeno, no entanto a taxa de crescimento da Agroecologia no Brasil está em torno de 50% ao ano.
Muito disso, se deve ao trabalho de organizações não governamentais, a exemplo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) que atua divulgando a produção agroecológica no Brasil. Pode ser citada também a ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, que participa ativamente de comissões com intuito de discutir políticas públicas relacionadas à Agroecologia. Essa associação também promove congressos, a exemplo do Congresso Brasileiro de Agroecologia, além de diversas outras formas de divulgação dessa idéia.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
- Descrever as atividades vivenciadas durante o período de estágio supervisionado externo para a conclusão do curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária, como forma de aprendizado e obtenção de novos conhecimentos.
2.2 ESPECÍFICOS
1. Conhecer experimento de campo e em casa de vegetação;
2. Compreender os princípios básicos da agroecologia e sua aplicação prática;
3. Avaliar a eficiência econômica da agroecologia
4. Difundir a agroecologia no Extremo Sul da Bahia.
2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
O estágio foi realizado no Núcleo Agroecológico da UFBA no período compreendido entre 07 e 27 de Janeiro de 2009, totalizando uma carga horária de 160 horas. O estágio foi feito sob orientação da professora Dra. Janete Silveira.
O Núcleo está localizado na área rural próximo ao povoado de Nova Itapecirica entre os municípios de Itanagra e Mata de São João - Ba, às margens do Rio Itapecirica (longitude 38º06’ e latitude 12º55’) e do Rio Sauípe (longitude 37º86’ e latitude 12º36’). Tanto Itanagra quanto Mata de São João são classificadas como clima tropical úmido a sub-úmido, com índice pluviométrico superior a 1.800 mm/ano e vegetação de Floresta Ombrófila Densa. Neste território estão presentes grandes áreas remanescentes de Mata Atlântica e extensas áreas com plantação de eucalipto.
...