O ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
Por: Sáder Michel • 18/10/2022 • Abstract • 458 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
TÍTULO / TEMA:
- Divisão Sexual do Trabalho na comunidade. (mulheres, homens, crianças, jovens, idosos).
PROBLEMÁTICA / QUESTÕES NORTEADORAS (apresentar o problema ou questões norteadoras que motivaram a pesquisa)
- Formas de divisão do trabalho na comunidade: que função cabe a mulher, homem, crianças e idosos?
- De que maneira contribuem para a organização da comunidade; formas de participação e colaboração.
- Preconceito e diferenças – há demonstração enquanto “ato velado”?
- Como os sujeitos se percebem nesta participação - conversar diretamente com as pessoas sobre sua responsabilidade frente a comunidade.
OBJETIVOS (elencar o objetivo geral e específicos da pesquisa)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (citar os três mais importantes autores utilizados para o estudo e apresentar citação fundamental da obra utilizada na pesquisa)
Este trabalho fundamenta-se nas teorias propostas por autores que têm a leitura como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável, como:
- PICOLOTTO (2009, p. 03) “Um projeto Alternativo de Desenvolvimento que garanta a viabilização da Agricultura Familiar implica em: a) um novo modelo tecnológico que leve em conta as questões sociais e ecológicas da produção agrícola; b) novas formas de organização da produção, comercialização, beneficiamento da produção e abastecimento; c) reforma agrária enquanto instrumento para transformação do atual modelo de desenvolvimento da agricultura brasileira; d) política agrícola diferenciada para o pequeno agricultor; e) pesquisa e extensão rural voltados para o interesse dos trabalhadores; f) construir as bases culturais de um desenvolvimento alternativo, resgatando valores como a solidariedade, a cooperação e estabelecendo uma nova relação homem-natureza.”
- COSTABEBER E CAPORAL (2003, P. 32) “acentuam que o conceito oficial de Desenvolvimento Sustentável surge a partir do Relatório Brundtland, em 1987 (CMMAD, 1992), onde o crescimento econômico contrasta com a noção de sustentabilidade. Dissemina-se a idéia de que, para ser sustentável, o desenvolvimento precisa combinar crescimento econômico, distribuição da riqueza e preservação ambiental, empreitada considerada por muitos como inviável. De acordo com essa orientação, o desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer suas próprias necessidades.”
- NNUNES (2007, p. 1-2) “Mais recentemente, a adoção da noção de agricultura familiar contribuiu para criar uma nova identidade política entre as organizações e movimentos sociais do campo, o que também contribuiu para alterar interesses, projetos e opções políticas.”
MATERIAL E MÉTODOS (apresentar os materiais e descrever o método utilizado na pesquisa).
RESULTADOS E DISCUSSÃO (apresentar os principais resultados)
CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO (contextualizar e elencar as conclusões)
No decurso da pesquisa e da análise dos dados, conclui-se que o desenvolvimento sustentável garante:
- A viabilização da Agricultura familiar.
REFERÊNCIAS BIBBLIOGRÁFICAS (citar as referências dos autores citados na fundamentação teórica, conforme ABNT).
TEIXEIRA, L.B.; OLIVEIRA, R.F. de; FURLAN JÚNIOR, J.; CRUZ, E. de S.; GERMANO, V.L.C. Compostagem de lixo orgânico urbano no município de Barcarena, Pará. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2000.
...