O SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA
Por: GabrielPele • 27/5/2022 • Trabalho acadêmico • 722 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
O SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA
Ana Lúcia Prudente Marquardt[1] Gabriel Pelegrini Dal Santo[2] Mardomes Sales Souza[3]
Antonio Jacinto de Sousa Alves[4]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a geometria, mais concretamente sobre sua história e aplicação. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância dessa ciência no passado e na atualidade. Está organizado em fundamentação teórica que compreende o surgimento histórico da geometria. Resultados e discussões que mostram a sua importância. A metodologia utilizada foi a pesquisa em artigos científicos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Registros históricos nos confirmam que os primeiros estudos e uso da geometria tiveram sua origem no Egito por volta do ano 3000 a.C., as primeiras experiências do homem com a geometria surgiram da simples observação e capacidade de reconhecer e comparar formas geométricas; a noção de distância é o conceito geométrico mais primitivo.
Segundo EVES, os egípcios desenvolveram as primeiras técnicas de medição e demarcação de terras, os problemas não resolvidos eram estudados individualmente até encontrar uma solução. Com o surgimento de novos problemas, buscava-se semelhança destes com aqueles cuja solução já era conhecida, agrupavam-os em conjuntos e adotavam o mesmo procedimento de resolução assim, os egípcios adquiriram conhecimento geométrico mais elevado que as demais civilizações e foram pioneiros nos estudos da "geometria científica".
Esse nível mais elevado do desenvolvimento da natureza da geometria pode ser chamado "geometria científica" uma vez que indução, ensaio, erro e procedimentos
- Ana Lúcia Prudente Marquardt, Gabriel Pelegrini Dal Santo e Mardomes Sales Souza.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Turma FLC3823MAD – Matemática - 3º Semestre. Prática Interdisciplinar Fatos Históricos sobre Geometria e Trigonometria (MAD113)
- Antonio Jacinto de Sousa Alves. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Turma FLC3823MAD – Matemática - 3º Semestre. Prática Interdisciplinar Fatos Históricos sobre Geometria e Trigonometria (MAD113) – 06/12/2021
empíricos eram instrumentos de descobertas. A geometria transformou-se num conjunto de receitas práticas e resultados de laboratório, alguns corretos e alguns apenas aproximados, referentes a áreas, volumes e relações entre figuras sugeridas por objetos físicos. (EVES, 1997, p. 3).
A civilização grega também tem sua fundamental importância nos estudos primitivos da geometria. Tales de Mileto, matemático da Grécia no século 16 a.C, fez várias viagens ao Egito e notou que, embora os Egípcios tivessem o conhecimento de medição de terras, não tinham noção de altura assim, desenvolveu as propriedades de triângulos semelhantes para medir a altura das pirâmides. “Tales buscou explicações teóricas para os fatos descobertos empiricamente pelos egípcios. Ele deixou os egípcios impressionados quando lhes mostrou como eles poderiam medir a altura da pirâmide.” (MLODINOW, 2005, p. 25). Com o passar dos séculos, as descobertas de Tales se juntaram aos elementos de Euclides, que escreveu uma obra de referência da geometria: Os Elementos, considerada por muitos como "Bíblia da geometria”. Pitágoras também deixou sua importante contribuição nos estudos da geometria ao desenvolver cálculos matemáticos que resultaram na descoberta do Teorema de Pitágoras.
...