O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO
Artigos Científicos: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valmendes • 8/10/2013 • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA
VALDIVINA DE SOUZA MENDES
O TRABALHO DO PEDAGOGO NO
ESPAÇO EDUCATIVO
ITUMBIARA
2011
VALDIVINA DE SOUZA MENDES
O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO
Trabalho apresentado ao Curso Pedqagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação, Educação e Diversidade, O Trabalho do Pedagogo no Espaço Educativo.
Profa. Lilian Salete
Profa. Daniele Fioravante
Prof. Fábio
Profa. Vilze Vidotte Costa
ITUMBIARA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho demonstrará a atuação contínua do pedagogo e professores para driblar as dificuldades que estão aparecendo cada vez mais com a diversidade. É um trabalho árduo, do cotidiano da escola que necessita desenvolver a aceitação do diferente, o respeito mútuo, mantendo bem longe o preconceito, preocupando-se ainda mais com a inclusão escolar.
2 DESENVOLVIMENTO
O pedagogo escolar é um formador de cidadãos nos vários espaços
da educação e nas diversificadas práticas educativas, de maneira crítica,
criativa e modificadora, além de organizar e possibilitar o acesso à cultura elaborada, através do processo de formação cultural.
O papel do pedagogo é organizar a escola de forma sistemática para conceder oportunidade ao acesso das camadas populares à cultura.
O pedagogo em seu trabalho na escola buscará atingir os objetivos
da educação de qualidade, para garantir o direito à educação a todos.
Ele precisa definitivamente acreditar no poder do trabalho coletivo, fazendo
a diferença na escola.
É verdadeiramente importante que o pedagogo oriente e dê sugestões ao professor sobre as atividades a serem desenvolvidas dentro da sala de aula com alunos que possuem dificuldades de inclusão que demonstram necessidades diversificadas, assim auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
O pedagogo e os professores contribuirão com a socialização dos alunos no espaço escolar praticando diálogos sobre o tema, atividades em grupo que desenvolva esse assunto, solucionando pequenos conflitos e organizando diferentes pontos de vista, trazendo vivência com outra realidade.
Fica evidenciado que a necessidade do pedagogo em redefinir, organizar, e colocar em prática novas alternativas, atividades e projetos pedagógicos, que ajudarão os professores e os alunos, implica na atualização e no desenvolvimento de conceitos e em aplicações educacionais compatíveis com esse grande desafio.
“Segundo FREIRE (1996:96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula assim é um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas.”
A política da educação inclusiva possui o papel fundamental
na construção do caráter do cidadão não somente dos alunos com deficiência, mas dos outros alunos também. Entretanto, enquanto os educandos comuns aprendem a conviver com a diversidade, os educandos com deficiência se socializam, tornando-se menos infantilizados, aprendem mais.
A maior dificuldade que o educador pode ter com um educando especial em sala de aula é a falta de uma formação mais especifica nesta área,
uma capacitação que melhorasse as habilidades do educador para lidar
com os alunos facilitando os trabalhos de ambos.
Ter preconceito, a sua atitude é repugnante em situações diversas, porém essas diferenças não podem ser reduzidas a uma só e precisam ser tratadas de maneira específica e direcionada, sendo esse um desafio que se desdobra
em pessoas e em temas.
O desempenho escolar dos alunos é afetado quando não se sentem acolhidos no espaço escolar. É preciso discutir maneiras de colaborar
com as escolas para a superação do problema, através de seminários,
reuniões de professores envolvidos com projetos sobre o tema, além
de representantes dos Direitos Humanos, de ONGs e de instituições engajadas nesta luta diária.
“Sem dúvida, a razão mais importante para o ensino
...