O valor dos sindicatos, elementos de unidade entre partes ou "elementos de coesão textual"
Abstract: O valor dos sindicatos, elementos de unidade entre partes ou "elementos de coesão textual". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviane1222 • 1/9/2014 • Abstract • 232 Palavras (1 Páginas) • 381 Visualizações
PEDRO QUERER SAIR PODER
Todas as palavras estão em seu sentido de dicionário,; os verbos não estão flexionados e não há nenhum elemento de coesão , a fim de que a mensagem possa ser passada ao interlocutor de acordo com o que deseja exprimir o emissor da mensagem.
SE a idéia for ADVERSATIVA ( contrária ao que a !ª oração diz, vc usará uma das conjunções adversativas ):
Pedro quer sair, MAS não pode.
A conjunção "MAS" foi a responsável pelo contexto tomar essa feição adversativa, adversária, contrária ao que Pedro , de fato, deseja.
Você também poderia usar uma conjunção subordinativa CONCESSIVA, que tem valor semântico ( significativo ) bem próximo ao das coordenadas adversativas, como:
EMBORA Pedro quisesse sair, não podia.
APESAR DE Pedro querer sair, não pode.
MESMO Pedro querendo sair, NÃO PODE.
MESMO QUE Pedro quisse sair, não poderia.
Veja que aas conjunções vão unir as partes das estruturas frasais, dando-lhes a verdadeira idéia daquilo que se quer informar.
A idéia de dúvida, vc pode passar através das conjunções coordenativas alternativas:
OU Pedro não quer sair, OU não pode.
Observe que , ao fazer uma dissertação, que nada mais é que um texto argumentativo, você precisa conhecer muito bem o valor das conjunções, dos elementos de união entre as partes, ou "elementos de coesão textual".
Isso é assunto para muito tempo, mas espero ter podido ajudar um pouquinho.
...