OFERTA DE ALGORITMOS
Tese: OFERTA DE ALGORITMOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regip • 29/3/2014 • Tese • 785 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
NOÇÃO DE ALGORITMOS
É qualquer sequência ordenada e finita de passos ou ações que visam atingir um objetivo. É importante que esses passos ou ações sejam claros, sem qualquer possibilidade de ocorrer ambiguidade. Para descrever essa sequência é necessário o uso de estruturas de controle, que irão dar ordem ao algoritmo e garantir que uma ação só pode ser realizada se a anterior a ela já estiver concluída. Essas estruturas de controle serão utilizadas na elaboração de qualquer tipo de algoritmo.
As estruturas de controle podem indicar sequência, alternativa ou repetição. Para indicar sequência usa-se o ponto e vírgula, para alternativa, usam-se marcadores de condição, como o “se” ou “senão” e, quando se têm alternativas usa-se “caso”, para repetição são usadas as palavras “repita” e no caso de não se conhecer o número de repetições, usa-se “enquanto” seguido de uma condição. É importante ressaltar que, no caso de ter uma condição, o conjunto de ações que se segue só pode ser realizado se essa condição for verdadeira.
PSEUDOLINGUAGEM
É uma “falsa” linguagem que aproxima os algoritmos computacionais da linguagem real. Esse tipo de linguagem é essencial para iniciar aos estudos de algoritmos e entender a lógica para a construção destes. Um exemplo de pseudolinguagem é o PORTUGOL, que permite um melhor entendimento do iniciante, para que posteriormente este se adapte linguagem computacional.
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
O programa é uma sequencia de instruções que o computador deve executar. A estrutura de um programa em C é composta de uma ou várias funções. Todo programa deve conter pelo menos a função primária “main”.
A estrutura básica de programa em C é composta de: tipo da variável, seguida do nome da função, declaração dos parâmetros, entre parênteses. A função começa com chaves “{”, seguida de comandos ou intruções, que devem ser sucedidos de ponto e vírgula “;”. A função termina com chaves “}”.Os comandos em C devem ser escritos em minúsculo.
O programa pode conter também comentários que devem ser precedidos de “/*” e sucedidos de “*/”. Os comentários serão ignorados pelo compilador.
TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS
Um tipo primitivo é fornecido por uma linguagem de programação como um bloco de construção básico. Os tipos primitivos de dados e variáveis não podem ser decompostos em tipos mais simples.
Variáveis são elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado específico. São as variáveis que identificam as informações. Em algumas linguagens de programação faz-se necessário descrever de que tipo são as variáveis, tais tipos podem ser: int, char, float, double e void. Toda variável em C tem que ser declarada antes de ser usada. Depois de declarada, a variável pode receber valores, o operador de atribuição é “ = ”, ele indica que o valor que se segue será atribuído à variável. O valor de uma variável pode mudar no decorrer de um programa. Para identificar variáveis só podem ser usados: letras, números e caracteres. É importante ressaltar que letras maiúsculas diferem de minúsculas.
À variável é associado um nome e também um tipo de dado, que precisa ser descrito ao declarar essa variável, o que permite conhecer a ocupação de memória (o número de bytes) do dado e sua representação.
A linguagem em C tem cinco tipos básicos de dados:
• char – ocupa 1 byte e serve para armazenar números inteiros;
• int – ocupa 4 bytes e serve para armazenar números inteiros;
• float – serve para armazenar números reais(números em ponto flutuante);
• double - serve para armazenar números reais com dupla precisão. Geralmente tem o dobro do tamanho do float;
• void - é um tipo nulo (pode ser qualquer tipo).
OPERADORES ARITMÉTICOS,
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