Organização E Metodologia Ensino Fundamental
Trabalho Escolar: Organização E Metodologia Ensino Fundamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidiaca • 2/10/2014 • 2.929 Palavras (12 Páginas) • 1.569 Visualizações
Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e Fundamental ----------------------------
As atribuições do MEC ------------------------------------------------------------------------
Vantagens e desvantagens dão Sistema da Educação Brasileira-------------------------------
As organizações auxiliares da Escola ------------------------------------------------------------
Lei das diretrizes------------------------------------------------------------------------
Atribuições do Órgão --------------------------------------------------------------------------
Órgão da união do MEC -----------------------------------------------------------------------
Mapa Conceitual ---------------------------------------------------------------------------------
Considerações Finais --------------------------------------------------------------------------
Referências ---------------------------------------------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o intuito de fazer compreender como funciona a estrutura da educação no ensino fundamental. O magistério, a sociedade, o aluno, como se da esta aprendizagem as atribuições do MEC no sentido de sistema organizacional observando às vantagens e desvantagens no ensino fundamental, fazendo reflexões do universo à criança, baseando em teorias e pensadores que estudam o desenvolvimento da criança como ser de interação, no sistema de ensino.
Característica do Sistema Ensino Brasileiro
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas, embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. As escolas ou a universidades tornaram-se locais de grande importância social e muitas famílias têm investido muito neste setor. A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e a educação superior.
Principais conceitos e aspectos que definem as características do sistema de Ensino Brasileiro
• O professor no sentido geral deve resgatar sua capacidade de trabalho mais direcionado para sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo do ensino-aprendizagem.
• Precisamos romper com este processo de desqualificação do professor.
• Fazer com que o professor entenda o ensino e a aprendizagem como um processo produtivo, no qual ele não só produza ensino-aprendizagem.
• É de grande importância que o professor possa perceber a relação entre a escola, o sistema de ensino, e o próprio contexto político, econômico e social.
• A tecnologia se faz necessária, já que com avanço da tecnologia cada vez mais frequente em todos os níveis sociais transforma o conhecimento e a forma de se interagir.
• A produção do ensino-aprendizagem e a sua qualidade não são mais resultado do trabalho isolado de cada professor, mas do conjunto dos trabalhadores da educação.
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e Fundamental
Para se tornar um educador de qualidade é conquistar, a capacidade de pensar, preparar, produzir e transmitir conhecimento no aspecto cognitivo, emocional, ético e moral, na construção do ensino-aprendizagem.
Não existe formula pronta para conquistar o objetivo e tão pouco é um trabalho que somente depende do educador, mas é fundamental que o professor esteja comprometido com as necessidades do magistério, possua ética política, administrativa e social juntamente com a comunidade que lhes cerca.
É função principal da Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental processar as políticas nacionais, estaduais e municipais sobre a legislação sobre ensino, fazendo com que o educador entenda esse processo em relação à escola e aluno.
Por isso para esclarecer dúvidas sobre a educação é preciso ter em mente que o homem é um ser histórico e cultural, e que tudo interfere na educação e nos seus longos caminhos até chegar aos dias atuais.
As atribuições do MEC
De um lado a luta da sociedade por melhorias na educação brasileira, com mais qualidade e condições de aprendizagem, de outro lado o MEC que é o órgão responsável em comandar, organizar e descentralizar e centralizar toda a educação escolar brasileira seja do infantil ao superior.
O Ministério da Educação – MEC, com o Decreto n° 4.791, de 22 de julho de 2003, tem aprovada a sua Estrutura Regimental.
Dessa forma, a área de competência do Ministério da Educação ficou assim estabelecida:
• Política nacional de educação;
• Educação infantil;
• Educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação à distância, exceto ensino militar;
•
...