Os Tipos de Conectores
Por: anairamdias • 1/6/2015 • Projeto de pesquisa • 569 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
Escola Estadual Padre João Grener
Tipos de Conectores
Professor:Felipe nº 16
Aluno: Izabel Raquel dos Santos Dias
Índice
- Introdução.................................................................................. 01
- Procedimento............................................................................. 02
- Equipamentos ........................................................................... 03
- Reagentes................................................................................... 04
- Objetivo de aula......................................................................... 05
- Bibliografia................................................................................. 05
Introdução
Extração por arraste a vapor
A destilação por arraste a vapor é usualmente empregada na purificação de substâncias voláteis e imiscíveis em água. Tem como principal vantagem o fato de a mistura entrar em ebulição a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição da água. Esta técnica é também aplicada para resinas e óleos naturais que podem ser separados em frações voláteis e não voláteis e na recuperação de sólidos não arrastáveis pelos vapores de sua dissolução, na presença de um solvente com alto ponto de ebulição.
O ponto de ebulição da mistura entre água destilada e óleo essencial é menor do que o ponto de ebulição de qualquer componente puro. Isto ocorre porque compostos que são insolúveis em água têm uma variação positiva muito grande da Lei de Raoul: “Os dois componentes são completamente imiscíveis e cada componente entra em ebulição independente do outro, a uma pressão total de vapor igual à soma das pressões de vapor de cada componente puro”. Dessa forma, a pressão total da mistura em qualquer temperatura é sempre superior à pressão de vapor de qualquer componente. O ponto de ebulição da mistura é constante enquanto ambos os componentes estiverem presentes.
01
Procedimento
Extração por arraste a vapor de óleo de cravo
O homem procura extrair da natureza o que lhe servirá de útil. Dentre tais compostos, inúmeros provém de plantas na forma de óleos, até então chamados óleos essenciais. O processo de extração é, na maioria das vezes, a destilação por arraste a vapor sob pressão atmosférica, sendo tal técnica discutida posteriormente.
Dentre os inúmeros óleos essenciais, temos o cravo que é uma planta usada como tempero desde a antiguidade. O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%). O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra. Possui um marcante efeito anestésico, sendo usado no tratamento de dores de dente. É também empregado na indústria de cosméticos.
...