PCP USE
Tese: PCP USE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dechotti • 21/11/2013 • Tese • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 283 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca apresentar um modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para a o conhecimento de um plano de produção confiável com recursos produtivos. Podendo assim considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura.
Pois quem não planejar, programar e controlar o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento. Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.
Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.
Neste sentido, são demonstrados conceitos de séries temporais e médias ponderadas com o objetivo de realizar a previsão da demanda e, desta forma, permitir a liberação de ordens de produção, compra e montagem.
UTILIZAÇÃO DO PCP
Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ou serviços), é necessário pensar em termos de prazos, onde planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham a se tornar realidade.
Um sistema produtivo será tão mais eficiente quanto consiga sincronizar a passagem dos diferentes níveis estratégicos da empresa para operações de produção e venda dos produtos solicitados. O ponto chave dessa definição é a necessidade gerencial de usar as informações para a tomada de decisões inteligentes.
Com base no planejamento e controle da produção (PCP), nos registros de controle de estoques e nas informações da engenharia, a programação da produção estabelece, no curto prazo, quanto e quando cada item é necessário à composição dos produtos finais deve ser comprado, fabricado ou montado.
Porém, como a empresa possui recursos limitados de produção, é necessário realizar uma previsão de demanda de mercado, a fim de planejar a produção a longo, médio e curto prazo e elaborar planos de produção que sejam viáveis e que atendam ao máximo as necessidades de mercado com menor custo. A responsabilidade permanente do gerente de produção é melhorar o desempenho de suas operações, O trabalho de planejamento, direta ou indiretamente, afeta toda a organização, por meio de documentos e planos: roteiro de produção, ferramentas e estimativas, etc. O objetivo global do PCP não envolve somente o planejamento, mas também a programação (definição de quando fazer) e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer, caso, defeitos ou falhas do planejado passem a atuar no sistema.
A realização dessa atividade tem como objetivo global produzir de forma otimizada e garantir que o produto esteja disponível diariamente no mercado. A programação da produção é elaborada com base nas metas de produção, função que exige uma visão sistêmica do processo para que não ocorram imprevistos no decorrer do dia-a-dia do trabalho.
Outra atividade que deve ser analisada é a elaboração do Plano Mestre de Produção (PMP), que é uma fase do Planejamento Mestre de Produção, que deve satisfazer uma estratégia coorporativa inicial determinada pela diretoria da empresa. Uma vez elaborado, o PMP é utilizado para o seqüenciamento das atividades e liberação de ordens para os setores responsáveis, a fim de viabilizar a execução do planejamento estratégico
DESENVOLVIMENTO
Devido à globalização, atualmente observamos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos ramos. Para que possam obter êxito nessa acirrada concorrência em busca do sucesso e manutenção da empresa no mercado, hoje as empresas buscam cada vez mais reduzir seus custos operacionais e melhorar constantemente suas tecnologias empregadas em produção, novos sistemas, ou até mesmo softwares especializados em produção. Para que sejam atingidos os objetivos estratégicos da organização, é fundamental que o processo produtivo seja devidamente planejado. O Planejamento e Controle da Produção (PCP) são de fundamental importância para o sucesso da empresa, pois através da elaboração de um projeto de produção deve-se estabelecer tudo que a empresa deverá produzir, devendo utilizar a melhor maneira possível seus recursos. Para que a empresa sobreviva no mercado há necessidade de planejar e calcular antecipadamente sua produção e, simultaneamente, efetuar o monitoramento e controle da produção, observando a sua capacidade de produção e a sua previsão de vendas. Isto funciona como uma engrenagem é um conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo em razão dos objetivos da empresa e dos recursos empresariais disponíveis.
O Planejamento e Controle da Produção visam propiciar o aumento das atividades, a eficiência e a eficácia da empresa, com o objetivo de antecipar e planejar sua linha produtiva perante o mercado, buscando de atender as necessidades da empresa de forma estabelecida e calculada.
Uma das funções do Planejamento é fixar quais os objetivos deverão ser atingidos e qual a melhor maneira possível, utilizando-se todos os recursos que estejam disponíveis. Desta forma, ao estabelecer as metas e os objetivos a ser alcançado, o planejamento determina o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que modo. Assim, o controle tem que atuar efetivamente medindo e corrigindo o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da maneira que foram traçados.
Numa visão geral é incumbência do Planejamento e Controle da Produção planejar e controlar a produção dos bens, englobando inclusive as matérias-primas necessárias, a quantidade de mão-de-obra, as máquinas e equipamentos,
...