POESIA: O LER POR PRAZER - A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COM A POESIA EM UMA ESCOLA PARTICIPANTE DO PIBID.
Trabalho Escolar: POESIA: O LER POR PRAZER - A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COM A POESIA EM UMA ESCOLA PARTICIPANTE DO PIBID.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joicy5 • 24/3/2015 • 2.953 Palavras (12 Páginas) • 464 Visualizações
RESUMO:
A poesia é um gênero literário que não se trata de uma mera questão de encaixe de palavras ou junção de rimas, tentando encontrar uma composição harmônica com melodia e sonoridade agradável. Poesia tem o poder de formar e transformar a sociedade, por meio de suas mensagens e, por isso, necessita da capacidade sensitiva do indivíduo para que possa ser escrita e entendida. Pensando no trabalho com esse tipo de texto na sala de aula, este artigo objetiva identificar o quão significativo é o trabalho com este gênero para o desenvolvimento intelectual dos alunos de uma escola estadual da cidade de Espinosa- MG, na qual se desenvolvem atividades do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O instrumento de coleta de dados para este trabalho consiste num mergulho na literatura brasileira através de uma avaliação qualitativa denominada de grupo focal, aplicada aos alunos atendidos pelo PIBID. Os resultados obtidos até o momento indicam que os alunos, em sua maioria, não conheciam e, em muitos casos, nunca tiveram contato com obras desses respectivos autores, e que a poesia só está presente no cotidiano escolar como pretexto para estudos gramaticais ou para dar ênfase aos aspectos formais do poema. As análises revelam ainda que os alunos apresentam deficiências em leitura, interpretação e criação de poesias, e que também são preconceituosos com o gênero literário, julgando-o muitas vezes como algo monótono e sem utilidade. Sendo assim, buscamos através deste artigo discutir essa problemática, baseando-me nas teorias de GEBARA (2007), LAJOLO (2008), UNGARETTI (1950), HUIDOBRO (1921) e PAZ (1982).
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento. Grupo Focal. Leitura. Pibid. Poesia.
ABSTRACT:
Poetry is a literary genre that it is not merely a matter of fitting words or junction rhymes, trying to find a harmonious composition with nice melody and sound. Poetry has the power to form and transform society through their messages and, therefore, needs the ability sensitive to the individual that can be written and understood. Thinking in working with this type of text in the classroom, this article aims to identify how significant is the work with this genre for the intellectual development of students in a state school in the town of Espinosa-MG, which develop project activities Pibid (Scholarship Program Initiation to Teaching). The data collection instrument for this work consists of a dip in Brazilian literature through a qualitative focus group named, applied to students served by Pibid, besides the analysis of activities of reading and interpreting poetry enshrined by Brazilian authors such as : Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meirelles, Mário Quintana and Clarice Lispector, and text productions made by students in the workshops developed in that project. The results to date indicate that the students mostly did not know and, in many cases, have never had contact with these works the authors, and that poetry is only present in the daily school studies as a pretext for grammar or to give emphasis on formal aspects of the poem. The analyzes also reveal that students have deficiencies in reading, interpretation and creation of poetry, and who are also biased with the literary genre, often judging it as something boring and useless. Therefore, we sought through this article discussing this issue, basing myself on the theories of Ungaretti (1950), HUIDOBRO (1921) and PEACE (1982).
KEYWORDS: Development. Focus Group. Reading. Pibid. Poetry.
INTRODUÇÃO:
Poesia é a forma de expressão da linguagem que está dirigida à sensibilidade, à imaginação e à emoção. É um tipo de texto que tem um caráter imaterial e a linguagem é carregada de magia, encantamento e significados. As palavras são lançadas de maneira a tocar o espírito humano, permitindo varias interpretações.
Ler, cantar, pensar e refletir o mundo através de palavras, de rimas desperta sentimentos e emoções, aguça sensações e materializa o prazer. Poesia é comunicação. É vida!
A importância da poesia na escola está em sua ação formadora, pois representa um modo de ampliar o domínio da linguagem e capacitar os alunos para a construção de conhecimentos, possibilitando-os conhecerem a si mesmos, o outro e, principalmente, o mundo a sua volta, levando-os a buscarem novos sentidos proporcionados pelas mesmas. Ressaltando que a função da escola pode não ser a de formar poetas e sim tornar os seus alunos sensíveis, interessados e conscientes quanto ao valor da poesia.
Porém, no contexto escolar, a poesia é um gênero desvalorizado, ou em diversos casos, esquecido. Percebe-se que muitos alunos não gostam de ler poemas e o professor acaba não conseguindo ou não encontrando um método para motivá-los a esse tipo de leitura. Um dos fatores responsáveis por este problema é a abordagem superficial da poesia nos livros didáticos de Língua Portuguesa trabalhados em sala de aula, que a utilizam apenas como pretexto para estudos gramaticais ou para dar ênfase aos aspectos formais do poema. Destacando que não existe apenas um culpado, mas sim um conjunto de fatores que podem ser considerados responsáveis por esta situação, como define Barros (2010, p.21):
[...] muitos professores não vêm na poesia nenhuma contribuição para o aprendizado dos alunos, até mesmo por pensarem que leitura de poesia é
para pessoas letradas, com conhecimento suficiente para interpretar. De
certa forma, é verdade. Agora, isso não os isenta da responsabilidade de ler
e motivar os alunos a lerem para obter bagagem suficiente para compreende
um texto literário.(BARROS, 2010; p.21)
É assim que a poesia tem sido vista nas escolas por seus professores, não sabendo estes, que a poesia faz parte do homem e da sua formação pessoal, já que ela ajuda a transformar o caráter humano. Portanto, isto influencia os alunos a não perceberem a riqueza que se pode abstrair na poesia, pois acabam considerando a leitura incompreensível e sem sentido. Isto é grave, visto que esta posição não lhes permite uma formação de leitores críticos e reflexivos, que vêem o mundo com mais verdade, que levam em conta os critérios estéticos da poesia, como as imagens simbólicas, a musicalidade, a riqueza da linguagem figurada nela contida,
...