PROVA PORTUGUÊS
Trabalho Universitário: PROVA PORTUGUÊS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cibrum • 15/10/2014 • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 459 Visualizações
Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial
Questão 1
O texto a seguir é uma transcrição da linguagem falada. Leia-o atentamente, depois disso, reescreva-o na modalidade padrão da língua, ou seja, retire as marcas de oralidade e transforme-o em um texto com as características da linguagem escrita padrão, pode manter ou uso da primeira pessoa do discurso. Após isso, comente (não somente citar) duas características de linguagem oral e duas de linguagem escrita, que você encontrou neste texto. Perceba que a explicação sobre a modalidade escrita somente será efetuada após a sua reescrita. (2,5 pontos)
Você é contra o casamento?
Não... não sô contra o casamento... eu sou contra...é casamento de pessoas que não se esforçam pra vivê bem... entendeu? ... eu acho que as pessoas o tempo todo têm que se esforçá pra vivê bem... e tem... tem... e a gente tem que cultivar as relações... o tempo todo o tempo todo o tempo todo então se o cara... leva uma vida... e não alimenta essa relação... com certeza tende o fracasso né? Eu acho assim... assim... eh... duas pessoas que... que doam tanto quanto recebe... e eu acho que esse é o modelo de casamento mesmo... é... mais importante que deveria existir.
Obs: As reticências do texto acima significam as pausas, de quem fala, para processar as informações.
R: Você é contra o casamento?
Não, não sou contra o casamento, eu sou contra é o casamento de pessoas que não se esforçam pra viver bem, entendeu? Eu acho que as pessoas o tempo todo têm que se esforçar pra viver bem, e a gente tem que cultivar as relações, então se o cara leva uma vida e não alimenta essa relação, com certeza tende o fracasso né? Eu acho assim, duas pessoas que doam tanto quanto recebe, esse é o modelo de casamento mesmo, mais importante que deveria existir.
No texto de linguagem falada pude observar essas duas caracteristicas de linguagem oral, na frase: “o tempo todo o tempo todo o tempo todo então se o cara...”, ele está repetindo algo que ele quer que tenha ênfase, mas que só acontece quando estamos falando. E: “Eu acho assim... assim... eh...”, neste caso ele ja está pensando com espaços de silêncio antes de completar o que quer dizer.
Com a linguagem escrita percebemos que nas frases “Não, não sou contra o casamento” e “Eu acho que as pessoas têm que se esforçar pra viver bem”, há uma mudança no “sô” para “sou”, “esforçá” para “esforçar” e “vivê” para “viver”.
Questão 2
A partir dos textos que seguem, responda aos questionamentos abaixo:
Texto 1
FALAR MINEIRO
“E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra, de dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"
(João Guimarães Rosa, São Marcos, In: Sagarana)
Texto 2
Fala de um médico explicando algumas doenças do coração:
"Tem gente que nasce com coração maior ou menor, com vários defeitos. Essas são as cardiopatias congênitas, né? O coração pode nascer com inúmeros defeitos. Agora, o tamanho do coração também tem a ver com outros problemas que não são congênitos, como a insuficiência coronariana."
a)Explique qual é a função de linguagem predominante em cada trecho acima e aponte, pelo menos, duas características (em cada texto) explícitas neles encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída (1,5 ponto).
R: No primeiro texto se observa o usa da primeira pessoa no singular, e ainda os sentimentos doa utor, características da função emotiva. Já no segundo texto, é clara o uso da função fática caracterizada pela conversação, ou seja, a ‘fala do médico explicando tal assunto’. Podemos analisar ainda que o autor não esta preocupado coma transmissão da mensagem, o objetivo da fala do medico esta focada no contato com o receptor.
b)Os dois textos expressam formas diferentes de nossa linguagem, isso está relacionado às diversas influências a que nossa língua está exposta. Em cada um dos trechos, explique quais são as variedades (variações)
...