Pedagogia lingua portuguesa
Resenha: Pedagogia lingua portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elianemagno • 17/3/2014 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
a pedagogia é essencial na lingua portuguesa
A atividade de estágio a seguir permite que o estudante compreenda melhor ou diretamente na área onde vai atuar, aprendendo a encarar situações reais do dia a dia em sala de aula de um professor, assim poderá observar as técnicas e métodos utilizados atualmente na alfabetização.
Para os colégios, o estágio serve para avaliar os futuros profissionais.
Portanto, o estagio tem como objetivo especifico, preparar e adaptar o aluno do curso de pedagogia para atuar como professor alfabetizador, assim o aluno terá um ponto de vista, de como aplicar e ensinar os métodos que aprendeu, para seu futuros alunos.
Estar Alfabetizado é:
Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever.
Saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.
Assim, nas sociedades letradas, ser alfabetizado é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Ler e escrever são compreender o conteúdo. Interpretar e poder discutir o tema, são características de um aluno letrado. Ao assumir estas peculiaridades, educador e aluno entram num processo interdisciplinar, no qual a criança compreende que o que aprende nas aulas de Língua Portuguesa pode e deve ser usado em outras disciplinas, ou seja, ela não vai simplesmente decorar uma passagem de História ou nomes de Geografia, mas sim, entender cada fato e interagir com o conteúdo.
No entanto, é preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual aprender a ler e escrever. É função de o professor usar a metodologia da Língua Portuguesa no processo da alfabetização, orientando o aluno ao uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.
...