Pequeno Principe
Artigo: Pequeno Principe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiogoBelloklc • 27/5/2014 • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 1.024 Visualizações
TURMAS AD1A – AD1B13 – 4ª FEIRA MANHÃ
NOME:
RA:
TURMA:
SALA:
DATA:
Instruções:
I-Não é necessário fazer uma capa para o trabalho.
II-Não esqueça de preencher corretamente todos os campos no quadro acima.
III-Responda cada pergunta abaixo da mesma, em negrito. O arquivo está em word, o que permite que você utilize quanto espaço for necessário.
IV-Seja objetivo em suas respostas.
V-Data de entrega: 21/05/2014
VI-Valor do trabalho: 1,0 ponto
Análise da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry
QUESTÃO 01-O romance “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, embora a princípio, pareça um romance simples, apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.
Se você tivesse que trocar de lugar com um dos personagens do romance, qual seria? Por que?
RESPOSTA: Eu trocaria de lugar com o rei, porque apesar do rei querer controlar todos que o cercam e pensar que todos devem ser seus súditos e obedece-lo antes de qualquer coisa, o rei nos ensina que devemos exigir de cada um aquilo que cada um pode dar, as pessoas são diferentes umas das outras então cada um tem um limite daquilo que ela pode dar.
QUESTÃO 02- O romance mostra uma profunda mudança de valores e, sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos e, como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.
Na sua opinião, por que somos levados ao longo da vida a nos distanciarmos cada vez mais, do nosso “eu criança”?
RESPOSTA: Quando crescemos notamos que a vida não é uma brincadeira, ela passa e passa rápido, então começamos a lutar e correr atrás dos nossos ideais, lutamos para crescer profissionalmente, para ter uma casa, ter família, e criarmos nossos filhos com tudo o que não podemos ter quando criança, nessa trajetória esquecemos que a vida não é só problemas que devemos resolver e que apesar das responsabilidades que temos, devemos apreciar cada pessoa, amigos, familiares momentos bons que nos rodeia, esquecemos aquela criança que um dia fomos e nos tornamos em adultos que só pensam em conquistar.
QUESTÃO 03- Leia abaixo, uma, das várias reflexões do autor e, em seguida, comente.
‘Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso.’RESPOSTA: Entendo com essa frase, que na nossa vida encontramos pessoas, fazemos amizades, criamos afinidades, algumas deixam marcas profundas dentro de nós, nos ensinam a ser pessoas melhores a respeitar as diferenças, passam por nossas vidas e se vão e com elas vai um pedacinho de nós um pouco do nosso amor do nosso respeito, há também aquelas que passam em nossas vidas e não deixam marca nenhuma não fizeram diferença não deixaram lembranças que nos marca por uma vida inteira, apenas passaram e não voltaram mais, assim também creio que sou eu na vida delas... Em algumas dessas pessoas deixei uma marca de saudades de lembranças boas, enquanto que para outras fui apenas um conhecido.
QUESTÃO 04-O Pequeno Príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
Na sua opinião, qual o sentido de uma pessoa deixar tudo para trás e sair em busca de algo que nem sempre é muito claro e, que às vezes, nem ela mesma sabe o que é?
RESPOSTA: Cada pessoa tem dentro dela uma necessidade de ser feliz, de ser realizada plenamente, quando não temos essa felicidade dentro de nós, surge a vontade então de encontrá-la de tê-la... às vezes deixamos tudo para trás, principalmente aquilo que não nos faz bem naquele momento, mesmo sem saber o que vamos encontrar, queremos nos arriscar porque do jeito que está não dá mais para continuar, melhor tentar do que morrer na infelicidade.
QUESTÃO 05-Em criança, o autor ao apresentar seu primeiro desenho aos adultos, foi repreendido, tendo que esconder sua criatividade para não se afastar do normal. O medo de que seus pais deixassem de lhe amar se ele fosse diferente fez com que ele negasse e abandonasse o direito à sua inteligência, como forma de manter-se na forma medíocre da sociedade atual.
Em outros momentos do livro, o autor relata nas ‘pessoas grandes’ o efeito desta mutilação, um enrijecimento dos adultos. Todos apresentam uma postura repetitiva, compulsiva, que busca incessantemente pelo nada. Estando eles cercados por um muro, não compreendem a realidade e acreditam que a simples idiotice própria é sinal de seriedade e maturidade.
Você acredita que ao abrirmos mão de alguns sonhos, o fazemos única e exclusivamente por causa da necessidade de parecermos aos outros mais maduros e sérios, ou isso acontece devido ao fato de sermos humanos e, como tal, sermos passíveis de medos e incertezas? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Todos somos passíveis de medos e incertezas, aquele sonho ou desejo de ter algo, muitas vezes aos nossos olhos é impossível de acontecer, de ser concretizado, as dúvidas dominam o coração e com ela vem o medo de não dar certo, de tentar e não acontecer. Quando aprendermos que a dúvida nos para o medo faz com que sejamos pessoas covardes e sem gana para lutar, iremos olhar para nossos sonhos e objetivos e dizer ao medo e as dúvidas que somos capazes que podemos sim nem que para isso tenhamos que tentar uma vez, duas vezes,
...