Primeira guerra mundial
Por: Augusto Silva • 30/4/2017 • Relatório de pesquisa • 706 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
CENTRO ASSISTENCIAL DE MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL – CAMP
AUGUSTO SILVA GONÇALVES
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
DEZEMBRO
2016
Sumário
INTRODUÇÃO3
CRISE DE JULHO – A MORTE DO HERDEIRO DA ÁUSTRIA 4
INÍCIO DO CONFRONTO5
GUERRA DAS TRINCHEIRAS............................................................................6
INÍCIO DO CONFRONTO7
FIM DA PRIMEIRA GUERRA – A QUEDA ALEMÃ8
REFERÊNCIAS9
INTRODUÇÃO
O Mundo no início de 1900 vivia um clima de muita tensão. A Revolução industrial criou nos países uma necessidade maior de se expandirem, porém sozinhos, isso seria muito difícil. Assim foram criados grupos denominados “Alianças” entre países com os mesmos interesses.
Criando esses coletivos, instaurou-se um ambiente de tensão nos que tinham ideias contrárias. O Mundo estava um verdadeiro “barril de pólvora”, e uma fagulha, por menos que fosse, iria causar uma grande explosão. Após a “Crise de Julho” em 1914, se deu início o primeiro conflito armado envolvendo mais de 15 países, de 3 continentes.
.
Crise de Julho – A Morte do herdeiro da Áustria
Em 28 de junho de 1914, um estudante sérvio, assassinou o herdeiro do trono austro-húngaro, o arquiduque Francisco Fernando da Áustria, em Sarajevo, na Bósnia. Isso iniciou um processo diplomático entre vários países da Europa, no que ficou conhecido como a Crise de Julho. Porém como havia uma tensão muito grande entre os países, os acordos foram cada vez mais difíceis de serem feitos, as cláusulas não eram aceitas. A questão começou a ficar tão séria, que a Áustria-Hungria declarou guerra ao país em 28 julho de 1914.
O início do confronto
Existiam muitas colônias de países europeus na África e Ásia, e apesar da tensão se iniciar na Europa, os primeiros conflitos armados foram nos outros continentes. Invasões mútuas por parte da Inglaterra, Alemanha, Japão, Nova Zelândia e China ocorreram em suas colônias. Esses palcos serviram principalmente para ensaio dos conflitos maiores que haveriam na Europa.
Nenhuma país tinha noção da força real de seu inimigo, pois o mundo nunca tinha presenciado um conflito com tamanha proporção. Todos pensavam que a guerra duraria em torno de alguns meses, mas infelizmente não foi o ocorrido
GUERRA DAS TRINCHEIRAS
Os avanços na tecnologia militar significaram na prática um poder de fogo defensivo mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera. O arame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria; a artilharia, muito mais letal que no século XIX, armada com poderosas metralhadoras. Os alemães começaram a usar gás cloro em 1915, no que foi a primeira utilização de armas químicas, e logo depois ambos os lados usavam da mesma estratégia.
Numa nota curiosa, temos que no início da guerra, chegando a primeira época natalícia, se encontram relatos de os soldados de ambos os lados cessarem as hostilidades e mesmo saírem das trincheiras e cumprimentarem-se (trégua de Natal). Isto ocorreu sem o consentimento do comando, no entanto, foi um evento único. Não se repetiu posteriormente por diversas razões: o número demasiado elevado de baixas aumentou os sentimentos de ódio dos soldados e o comando, dados os acontecimentos do primeiro ano, tentou usar esta altura para fazer propaganda, o que levou os soldados a desconfiar ainda mais uns dos outros.
...