Processo gramatical de mudança linguística
Artigo: Processo gramatical de mudança linguística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lalaf • 21/9/2014 • Artigo • 232 Palavras (1 Páginas) • 235 Visualizações
Segundo estudos gerativistas de Martelotta (2003),com o gerativismo , as línguas deixam de ser interpretadas como um comportamento socialmente condicionado e passam a ser analisadas como uma faculdade mental natural.
Sendo assim graças a iniciativa do línguista William Stokoe ( 1960) que deu a início á descrição da gramática da língua de Sinais Americana , a linguística gerativa e a linguística cognitiva vem mostrado que a língua de sinais são línguas naturais , como as línguas orais , pois são dotada de uma gramatica , que expostas as surdos são adquiridos naturalmente .
4) Gramaticalização processo de mudança linguística pelo que itens e construções lexicais tornam-se gramaticais, ou seja itens e construções já gramaticais, atingem um nível mais gramatical.
1º Exemplo:
O item certo se origina do advérbio latino certe: certo, certamente, por certo, sem dúvida. No entanto, essa mesma palavra podia ser encontrada na própria língua latina em, pelo menos, duas classes morfológicas distintas, a saberem: na dos advérbios, como mencionado anteriormente, e na dos adjetivos (certus, certa, certum), significando decidido/certo, ou seja, na língua que deu origem às línguas românicas, o certo podia ser classificado tanto como adjetivo ou como advérbio, o que distinguia uma classe morfológica da outra era o uso dado a essa palavra pelos seus falantes em contextos específicos e o morfema empregado no final daquela, pois o radical da palavra permanecia sempre o mesmo
...