Prova N2 Anhembi
Monografias: Prova N2 Anhembi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno2025 • 10/12/2014 • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 1.566 Visualizações
RGUNTA 2
Observe a tirinha.
Pensando no conceito de variações linguísticas exposto no conteúdo referencial, podemos afirmar que
a.
Em todas as variações linguísticas não são aceitos erros de pronúncia; a tirinha expressa exatamente essa crítica.
b.
A comunicação não foi estabelecida entre as personagens do último quadrinho, devido à diferença entre as variedades linguísticas empregadas.
c.
Uma variedade linguística se concebe por uma comunidade de falantes; assim, não há um falar errado, mas variedades que seguem regras diferentes.
d.
A norma padrão é a única que deve ser usada, em qualquer contexto; portanto os falantes que não a seguem estão cometendo erros linguísticos.
e.
Não há como classificar os tipos de variedade linguística usada na tira; por isso não podemos classificar como correta ou incorreta a fala da personagem e do papagaio.
0,8 pontos
PERGUNTA 3
Leia o texto abaixo:
Lasar Segall: um museu de portas abertas
É bem provável que grande parte dos frequentadores de museus no Brasil não procure voluntariamente essa instituição cultural. Ao contrário, as visitas a museus, no Brasil, parecem estar invariavelmente associadas a trabalhos e obrigações escolares, em excursões "protegidas" por uma escolta de professores e funcionários em missão obrigatória. É compreensível então que, nessas circunstâncias, reste pouca simpatia de parte do estudante para com o acervo dos museus; o resto dessa disposição vai ser pulverizado por todo um aparato que sugere quais devem ser as atitudes e comportamentos adequados ao ambiente. Ao visitante dos museus é transmitida a noção de que nesse local, carregado de respeitabilidade, se deve ter uma atitude de "muito respeito", "pouca conversa", sem nunca esquecer que se trata de "um lugar de contemplação": atitude semelhante à que se tem numa igreja. Com esta conotação, o conjunto de normas contribui decisivamente para criar preconceitos em relação à obra de arte que dificilmente serão eliminados. Com a autoridade institucional de que foi investido, o museu de arte representou, pela sua condição privilegiada, uma oportunidade única para sacralizar os objetos selecionados segundo os sonhos e fantasias de uma classe dominante. O museu, na sua forma tradicional, serviu como elemento mistificador da criação artística, além de local onde as pessoas vão à procura de obras "consagradas" feitas por uma elite da qual a maioria da população se sente afastada. Tornou-se, então, uma tarefa obrigatória dos museus de arte a luta para desmistificar certos conceitos que distanciam o trabalho artístico do "homem comum". É o que vem sendo feito, de várias formas, por várias instituições brasileiras, entre as quais o Museu de Arte Moderna (do Rio de Janeiro), o Museu de Arte Contemporânea da USP (SP) e o Museu Lasar Segall (SP)."
Que pensamento expressa a conclusão a que o autor chega em seu texto?
a.
O museu, enquanto instituição, estabeleceu tradicionalmente um distanciamento entre ele mesmo e o grande público, separando, dessa forma, as classes sociais.
b.
As circunstâncias geram atitudes negativas por parte dos frequentadores em relação aos museus, deixando a arte em segundo plano.
c.
As circunstâncias que, no Brasil, mais comumente levam ao museu os seus frequentadores habituais são colocadas de forma que aproxime e agrade o grande público.
d.
A principal ideia veiculada no texto é a definição do papel dos museus de arte na sociedade, sobretudo, para as excursções escolares.
e.
Pode haver um novo relacionamento entre o museu de arte e a população; assim, é possível despertar o interesse pelos museus a partir da iniciativa das próprias instituições.
0,8 pontos
PERGUNTA 4
Observe a imagem abaixo:
Disponível em: http://profgraciele.blogspot.com.br/2011/04/variacoes-linguisticas.html. Acesso em: 01/08/2014.
Analise as seguintes afirmações, considerando o conteúdo referencial estudado na unidade sobre Variedades Linguísticas e o texto da imagem:
I – Os pais e o garoto se expressam utilizando a língua portuguesa de modo diferente.
II – Os pais utilizam a norma correta e o garoto utiliza uma forma errada de comunicação.
III – Os pais e o garoto se expressam utilizando a norma padrão da língua portuguesa.
IV – Não é possível dizer que uma norma linguística é melhor que a outra ou que há “certo” e “errado” na maneira de falar.
São verdadeiras as afirmações:
a.
I e IV, apenas
b.
II, III e IV, apenas
c.
II e III, apenas
d.
I, II e III, apenas
e.
I, II, III e IV
0,8 pontos
PERGUNTA 5
Analise os textos abaixo:
...