Prova N2 - Comunicação E Expressão - Anhembi Morumbi
Ensaios: Prova N2 - Comunicação E Expressão - Anhembi Morumbi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GustavoPegorari • 25/11/2014 • 1.898 Palavras (8 Páginas) • 8.212 Visualizações
• Pergunta 1
0 em 0,8 pontos
Leia as afirmações a seguir e analise a relação entre elas.
A Coesão textual, em linhas gerais, pode ser definida como o conjunto de elementos que garantem a articulação entre as partes do texto.
PORTANTO
A Coesão é um elemento de suma importância, que assegura as ligações interfrásticas e permite que o texto seja compreendido por qualquer leitor.
Com base nos estudos da unidade No Mundo da Escrita, selecione a alternativa correta:
Resposta Correta: c.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
Feedback da resposta: Feedback: De acordo com o conteúdo referencial, a Coesão textual é definida como o conjunto de elementos que garantem a articulação entre as partes do texto e é muito importante, por assegurar as ligações interfrásticas, permitindo a compreensão do texto pelos leitores.
• Pergunta 2
0 em 0,8 pontos
Uma das Estratégias de Leitura estudadas no conteúdo referencial é o Resumo. Uma forma de produzi-lo é selecionar as informações mais importantes do texto a partir da compreensão deste, preferencialmente, com suas próprias palavras. Com base nessa informação, pode-se afirmar que:
Resposta Correta: b.
Para resumir um texto narrativo, deve-se sintetizar os acontecimentos na ordem em que foram apresentados no texto original. E o resumo do texto dissertativo deve ser feito sem argumentação complementar (exemplos, citações, entre outros).
Feedback da resposta: De acordo com o conteúdo referencial, existem técnicas diferentes para se resumir um texto narrativo e um texto dissertativo. Para resumir um texto narrativo, deve-se sintetizar os acontecimentos na ordem em que foram apresentados no texto original, enquanto o resumo do texto dissertativo deve ser feito sem argumentação complementar (exemplos, citações, entre outros).
• Pergunta 3
0 em 0,8 pontos
Leia o texto a seguir.
Cuitelinho
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai
Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai [...]
(Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó)
Quanto à variedade linguística presente na letra da música, é possível afirmar que
Resposta Correta: a.
Há o uso da variedade coloquial, pois a letra lança mão de modos de falar que seguem regras diferentes das previstas na norma padrão (“espaia”, “as garça”).
Feedback da resposta: A música folclórica possui uma linguagem coloquial, com o uso de termos como “espaia”, “parentáia”, que representam modos de falar que não seguem a norma padrão, mas são comuns para diversos falantes.
• Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
Observe a tirinha abaixo:
Disponível em: http://odemartins.blogspot.com.br/2014/03/o-implicito-na-interpretacao-de-texto.html. Acesso em: 05/08/2014.
Com base nos estudos da unidade sobre Estratégias Textuais e analisando a tirinha de Hagar afirma-se que:
I – Ao produzirmos ou lermos/ouvimos uma mensagem, devemos ter em mente alguns aspectos ligados à organização de nosso texto.
II – Em determinada mensagem, há sempre a combinação de dois fatores: informações dadas e informações novas; tanto do ponto de vista de quem produz quanto do ponto de vista de quem lê/ouve, é fundamental perceber que os textos conjugam esses dois elementos.
III – Quanto mais clara pretende ser a comunicação, maior deve ser o equilíbrio entre o já visto e o novo.
IV – As afirmações não podem ser utilizadas para se relacionar à imagem acima, uma vez que a comunicação estabeleceu-se sem problema entre os dois personagens.
Resposta Correta: b.
I, II e III, apenas.
Feedback da resposta: De acordo com o conteúdo referencial, apenas as afirmações I, II e III, são consideradas corretas. A comunicação não foi estabelecida com sucesso entre os dois personagens, uma vez que ele responde a algo que não foi questionado.
• Pergunta 5
0 em 0,8 pontos
Leia o trecho do texto “A violência não é uma fantasia”, de Lya Luft:
... As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.
Nestes dias, começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para
...