Pós-modernismo Na Literatura
Casos: Pós-modernismo Na Literatura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandagc • 20/11/2014 • 1.870 Palavras (8 Páginas) • 610 Visualizações
LITERATURA - PÓS MODERNISMO
PRÉ REQUISITOS PARA ENTENDER O PÓS MODERNISMO
• Modernismo;
• Contexto histórico;
• Desenvolvimento de suas fases;
• Principais obras e autores.
VOCABULÁRIO E CONCEITOS (PALAVRAS/TERMOS QUE APARECERÃO COM FRQUÊNCIA AO DECORRER DA PESQUISA)
• Modernismo: foi um movimento literário e artístico iniciado em 1922, com a semana da arte moderna, em São Paulo, que tinha como principal objetivo o rompimento do tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e arte acadêmica) e a independência cultural do país. O seu maior destaque foi nas artes plásticas, principalmente na pintura, que foi a base para que o movimento crescesse e atingisse outras áreas artísticas.
• Neologismo: criação de uma nova palavra ou expressão.
• Concretismo: afasta a arte de qualquer conotação lírica ou simbólica.
ESQUEMA ORGANIZACIONAL GLOBAL
CONTEXTO HISTÓRICO
Em 1945 chega ao fim a Segunda Guerra Mundial. Com o término da Segunda Guerra iniciam-se mudanças no mundo e o resultado disso é a Guerra Fria. No Brasil, termina a Era Vargas depois de 15 anos.
Esses novos momentos e rumores que o mundo e Brasil estão tomando, acabam influenciando a arte Pós Moderna.
DEFINIÇÃO
O pós-modernismo pode ser definido como as características de natureza sociocultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, portanto esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas científica, artística e social, dos anos 50 até os dias atuais.
Pós Modernismo: arte marcada por diversidades.
RELEMBRAR:
PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO (1922-1930): ficou conhecida como “fase heroica” devido ao grande compromisso que os artistas assumiram com a renovação estética, que foi amplamente influenciada pelas vanguardas europeias.
SEGUNDA FASE MODERNISTA (1930-1945): tem início na década de 30 e ficou conhecida como “fase da consolidação”, pois foi quando o movimento de fato se concretizou.
PÓS MODERNISMO
“O Pós Modernismo é um conceito em discussão. Entende-se, de modo geral, que esse movimento inicia-se no final da década de 40 para se consolidar nos anos 1960.
O Pós Modernismo possui uma arte marcada pela diversidade. Lançando-se em diferentes frentes de exploração temática e diferentes linhas de experimentação, multiplicou os modos de expressão da realidade. Na literatura, foi muito grande o número de autores que exploraram linhas estéticas e gêneros variados. De modo geral, a literatura expressou a profunda crise de valores por que passa o mundo, em todos os campos.”
Abaurre e Pontara
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PÓS MODERNISMO
• Regionalismo universalista
• Recriação do universo linguístico nordestino;
• Nova roupagem das palavras;
• Neologismo;
• Uso de figuras de estilo;
• Misticismo sertanejo;
• Retomada do rigor formal.
DIVISÃO
POESIA PÓS MODERNA
Surgem poetas que se opõem às conquistas dos primeiros modernistas. Negam a liberdade formal e as ironias, criam uma poesia mais formal e séria. Os poetas de 45 queriam reestabelecer a forma artística e bela. Renovam a estética e buscam temas que envolvem o social e o político
Outra característica: os pós modernistas ampliam o significado de uma palavra no texto. Percebemos isto no exemplo a seguir.
DERIVADOS DO LEITE
A pele alva e acídula
A expressão derivados do leite no texto é uma metáfora para as pessoas que ficam ricas através da pecuária.
a face sanguínea e túmida
como os queijos de corante. [...]
O diplomata em Paris
é derivado do leite.
O catedrático enfático
é derivado do leite. [...]
Bueno Rivera
Essa geração de escritores negou a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras "brincadeiras" modernistas. Os poetas de 45 partem para uma poesia mais equilibrada e séria, distante do que eles chamavam de "primarismo desabonador" de Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A preocupação primordial era quanto ao restabelecimento da forma artística e bela; os modelos voltam a ser os mestres do Parnasianismo e do Simbolismo.
Esse grupo, chamado de Geração de 45, era formado, entre outros poetas, por Lêdo Ivo, Péricles Eugénio da Silva Ramos, Geir Campos e Darcy Damasceno. O final dos anos 40, no entanto, revelou um dos mais importantes poetas da nossa literatura, não filiado esteticamente a qualquer grupo e aprofundador das experiências modernistas anteriores: ninguém menos que João Cabral de Melo Neto. Contemporâneos a ele, e com alguns pontos de contato com a sua obra, destacam-se Ferreira Gullar e Mauro Mota.
PRINCIPAIS POETAS
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
É o poeta mais importante dessa geração. A sua obra mais conhecida é Morte e Vida Severina. Sua poesia se caracteriza pela objetividade e em alguns casos pela tendência ao surrealismo.
Ele construía uma poesia calculada, racional. Assim, usa uma linguagem mais enxuta e concisa. É o poeta-engenheiro.
Outro aspecto importante em sua poesia era o refletir
...