Qualidade nos processos de desenvolvimento de software
Projeto de pesquisa: Qualidade nos processos de desenvolvimento de software. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 807 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
Atps do Prof : Thiago
Etapa 2:
Passo 1: Ter qualidade nos processos do produtos de engenharia de Software analise de requisitos tem o objetivo de tratar do processo de definição dos requisitos de software. Para isso todas as etapas de desenvolvimento precisam ser criteriosamente elaborada e desenvolvidas, de um jeito que a equipe de desenvolvimento compreenda exatamente o que é esperado da aplicação a ser construída , Os integrantes do projeto também deve se preocupar-se com o desempenho e com a interface exigido pelo nosso cliente esse processo deve ser lidado com diferentes ponto de vista e usar uma combinação de métodos ferramentas e pessoal para poder solicitar analise e a modelagem do programa a ser desenvolvido .Os requisitos tanto para o software e tanto para o sistema devem ser documentados passo a passo e revisto com o cliente.
Requisitos Funcionais:
Os requisitos funcionais é o comportamento do sistema,suas ações para cada entrada e ele descreve as funcionalidades as quais se espera que o sistema forneça eles dependem do tipo de software que esta sendo desenvolvido e dos usuários de software que se espera atingir.
Requisitos Nâo funcionais:
Os requisitos nâo funcionais nâo sâo ligadas diretamente com as funções fornecidas pelo sistema. Em tudo que se preocupam com padrões de qualidades como confiabilidade e desempenho como segurança usabilidade portabilidade legibilidade e qualidade entre outros etc. eles sâo muitos importantes pois definem se o sistema sera muito eficiente para a tarefa que se foi proposto a fazer.
Passo 2: Metodos de conversação:
O método de conversação fornece um meio de comunicação verbal entre 2 pessoas ou mais, sendo uma forma natural e geral de expressar as ideias e necessidades e responder as perguntas é bastante eficaz para identificar e compreender as necessidades do entrevistado.
1.0 Entrevistas (interviews): A entrevistas é umas das técnicas mais tradicionais e simples de ser utilizar e que produz bons resultados no começo de tudo e obtendo os dados. O entrevistador tem que expor algum espaço ao entrevistado para ele falar das suas ideias e suas necessidades é uma discussão do projeto com diferentes pessoas do grupos de pessoas.
Vantagem:
Com um plano geral bem elaborado corretamente o analista terá alguma facilidade em descobrir que informação o usuário está mais interessado e usar um estilo mais adequado ao entrevistar. E também poderá alterar o curso da entrevista de forma a obter informações sobre aspectos importantes que nâo tinham sido previstos no planejamento da entrevista.
Desvantagens:
Podem ocorrer alguns desvios de curso no decorrer da entrevista ou consumir mais tempo e recursos com a sua realização é necessário ter algum tratamento mais diferenciado ao entrevistado e também ter um plano de entrevista mais adequado para que nâo haja dispersão do assunto principal . para que a entrevista nâo fique longa e deixando o entrevistado cansado e nâo produzir bons resultado no final.
1.1 Work Shop:
Trata - se de uma técnica de elicitaçâo em grupo usada em algumas reuniões mais estruturada. Que faz parte de um grupo de analistas e uma seleção dos stakeholders que representa melhor a organização e o contexto em que o sistema sera usado,obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.
Vantagens.
Ter um conjunto de requisitos bem definidos trabalhar em equipe tornando o levantamento de requisitos mais eficaz baixo custo e um tempo de resposta mais rápida em menos tempo.
Desvantagens
Pode ser convocado por dia e horário pode ocasionar problemas no presenciais dos stakeholders e nâo abre caminho para ideias externas além da equipe de analista de dados.
1.2 BrainStorming:
E usado normalmente em workshops, após serem produzidos as documentações que refletem os requisitos e decisões tomadas sobre o sistema a ser desenvolvido seu objetivo é ser apresentado o problema e a necessidade do grupo e assim tentando achar algumas soluções.
Vantagens:
Varias cabeça pensam melhor do que 1 pode surgi varias ideias que podem ser colocado em pratica e pode generalizar as participações dos membros do grupo.
Desvantagens:
Disponibilidade de todos pode inviabilizar o levantamento de dados.
1.3 questionario: essa técnica quando temos uma quantidade grande de pessoas para extrair as mesma informações,questões sâo dirigidas por escrito aos participante com o objetivo de ter a mesma opiniões das mesmas questões
Vantagens:
Um grande numero de pessoas e menores custos e permitirem que os participante respondam no momento em que achamos conveniente.
Desvantagens
Os resultados sâo bastante críticos em relação ao objetivo pois as perguntas podem ter significados diferentes a cada participante questionado.
1.4 Grupo focal é um grupo de discussão informal e de tamanho pequeno de ate 12 pessoas com o proposito de obter informação de qualitativa em pronfudidade, e as pessoas sâo convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto.
Passo 3
Requisitos Funcionais
Requisito descrição prioridade
RF01
RF02
Requisitos nâo funcionais
Requisito Descriçâo Prioridade
RF01
RF02
...