Questões Politicas Da Peste Negra Peste Negra
Ensaios: Questões Politicas Da Peste Negra Peste Negra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claraheringer • 27/6/2014 • 379 Palavras (2 Páginas) • 531 Visualizações
Questões políticas da peste negra
Históricas:
Antes do começo da peste negra a Europa estava no auge do feudalismo. O poder político era descentralizado e cada senhor feudal tinha soberania dentro de sua faixa de terra. Os reis não eram mais que grandes senhores.
Já no século XII alguns fatores começaram a enfraquecê-lo. Neste século houve o renascimento comercial, que teve grade impulso com o começo das cruzadas, elas proporcionaram o contato europeu com o ocidente.
Com o este houve a maior circulação de pessoas e mercadorias pela Europa. Outro fator que levou o feudalismo a crise foi a grande fome onde as terras com a falta de um manejo correto tornaram-se improdutivas.
Esses fatores influenciaram em grande parte na formação dos burgos, as cidades medievais. Os servos sem terem trabalho e com os altos impostos cobrados pelos suseranos, procuravam uma forma de sobreviver o que impulsionava o êxodo rural.
Estes mesmos camponeses provocavam as jacqueries, revoltas onde os camponeses saqueavam fazendas e trocavam produtos escondidos de seus suseranos.
Esses fatores tanto influenciaram na epidemia quanto na desestruturação do feudalismo. Este perdia sua força e a peste veio ajudar a deriba-lo.
Durante a peste negra as cidades foram destruídas e abandonadas em busca de ar limpo pelos moradores, sempre na tentativa de fuga. Com epidemia e as revoltas camponesas o poder europeu se transferiu para as mãos daqueles que controlavam os exércitos e as rotas comerciais. Assim começou a retomada do poder monárquico na Europa.
Já com o fim da peste o continente ainda levou alguns séculos de transição entre o poder feudal e a monarquia centralizada, onde o poder voltava para a Mão dos reis.
Enredo:
Podemos ver a grande importância da peste negra dentro do enredo do livro, afinal foi por causa dela alguns fatos aconteceram. Dentro da perspectiva política podemos ver:
o bandos de fugitivos da peste que se aproximaram do castelo e acabaram que por ali ficar. Ao serem bem recebidos pelo Bobuque.
Também outro ponto importante é que Dom Felipe volta ao castelo do canto por causa da peste. E este ajuda no momento da batalha contra o príncipe, que queria usar o castelo como ponto estratégico de guerra.
A política esta envolvida em toda parte do livro afinal um dos acontecimentos é a briga dos príncipes pelo trono deixado por seu pai.
...