REGÊNCIA VERBAL
Trabalho Universitário: REGÊNCIA VERBAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cici • 19/8/2013 • 1.568 Palavras (7 Páginas) • 938 Visualizações
Regência verbal
Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo.
Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.
Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).
1. O menino levou o livro à biblioteca.
2. A garota comeu o bolo.
Na segunda oração, o verbo “comeu” é transitivo e exige complemento, veja: comeu o quê? O bolo.
Logo, “comeu” é transitivo direto e “o bolo” é objeto direto.
Na primeira oração, o verbo “levou” é transitivo direto e exige o complemento (objeto direto) “o livro”. O termo que o sucede se refere a um adjunto adverbial de lugar - à biblioteca.
Na análise sintática das orações acima podemos constatar que há uma relação de dependência entre o termo regente (que no caso é um verbo) com o termo regido (complemento). O primeiro precisa do segundo para que tenha sentido.
Vejamos mais um exemplo:
1. O menino levou – o. (o= o livro)
2. Ele abdicou do trono.
Na primeira oração temos o pronome oblíquo “o” como complemento do verbo “levou” e responde a pergunta: Levou o que? O = o livro. “O”, portanto, é um objeto direto.
Já na segunda oração o verbo “abdicou” transitivo indireto, pois exige um complemento, porém, precedido de preposição: Abdicou de que? Do trono. A expressão “do trono” é objeto indireto, pois é iniciado com a preposição “do” (preposição de + artigo o).
REGÊNCIA DE ALGUNS VERBOS
1 - ABRAÇAR.
Pede objeto direto.
Exemplos:
Abracei Michele carinhosamente em seu aniversário. Pelo meu elogio, Pedro abraçou-me agradecido. Observação: Este verbo pode aparecer com outras regências que não acarretam mudança no sentido, mas que introduzem matizes especiais de significação.
Exemplos:
Meio tonto, Lucas abraçou-se ao poste. Para caminhar com mais apoio, Ana abraçou-se em mim. Comemorando a vitória, Luís abraçava-se com o pai.
2 - ACONSELHAR.
Pede objeto direto e indireto no sentido de "dar e tomar conselhos, entrar em acordo".
Exemplos:
Aconselho você a não sair de casa hoje por causa da chuva. Aconselhei à Isabel um bom caminho para ir à praia. Aconselhamos João sobre os malefícios do fumo. Aconselhei-me com o juiz sobre o meu processo. Depois nos aconselharemos no que mais nos convier. Aconselharam-se para me trair.
3 - AGRADAR
Pede objeto direto no sentido de "acariciar, fazer agrados".
Exemplos:
O pai agradava o filho antes de sair para o trabalho. Sempre agradei minhas namoradas com meus elogios. (agradá-las) Pede objeto indireto no sentido de "ser agradável, contentar, satisfazer".
Exemplos:
A resposta não agradou ao professor. Tenho certeza de que este livro não lhe agradará. A piada não agradou à plateia.
4 - AGRADECER
Pede objeto direto e indireto.
Exemplos:
(AGRADECER ALGUMA COISA A ALGUÉM)
Agradeci A Deus a cura de minha mãe. Agradeceu-me comovido o presente. Observação: Agradecer a alguém "por alguma coisa" é incorrer em italianismo, forma perfeitamente dispensável.
5 - AJUDAR.
Pede objeto direto e indireto.
Exemplos:
Ajudo meu irmão em seu escritório. Ajudei-o a resolver aqueles problemas.
6 - APOIAR-SE
Pede objeto indireto.
Exemplos:
Para não cair, Carlos apoiou-se ao muro. Ela apoia-se à mesa para escrever. Apoiamo-nos em documentos para provar o que dissemos. Apoiei-me sobre a perna direita ao descer do ônibus.
7 - ANTIPATIZAR / SIMPATIZAR
Pedem objeto indireto, iniciado pela preposição "com".
Exemplos:
Antipatizei com aquela secretária. Simpatizo com as ideias daquele partido. Observação: Esses verbos não são pronominais. Assim, não se deve dizer: "antipatizei-me com ela" ou "simpatizei-me com ela".
8 - ASPIRAR.
Pede objeto direto quando significa "respirar, sorver, absorver".
Exemplos:
Aspirei muita poeira, limpando aqueles livros velhos. Ao abrir a janela, aspirei o ar puro da manhã. Pede objeto indireto no sentido de "ambicionar, pretender, desejar".
9 - ASSISTIR.
Pede objeto direto no sentido de "prestar assistência, ajudar, servir, acompanhar".
Exemplos:
O médico assiste a evolução daquele paciente todos os dias. A Prefeitura assistiu os moradores daquela favela depois dos desabamentos. Pede objeto indireto quando significa "prestar atenção, estar presente, presenciar".
10 - ATENDER
Pede objeto direto com o significado de "servir, escutar e responder".
Exemplos:
O garçom atendia o freguês com simpatia.
Renato atendeu o telefone logo que ele tocou.
Observação: Com o sentido de "escutar e responder", a regência deste verbo pode apresentar a oposição luso-brasileira "atender algo / atender a algo".
Exemplos:
Renato
...