TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO E RESENHA

Monografias: RESUMO E RESENHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 7

DIFERENÇAS: RESUMO x RESENHA

Diego Rodrigues Brandão

No que se refere à produção de texto em sala de aula, é de certa forma uma maneira de sistematizar o estudo, muitos professores solicitam aos alunos os famosos resumos e resenhas. Certamente, ambos os gêneros são de suma importância para os nossos estudos. Por sua vez, percebemos que alguns professores não os distinguem, chegam até afirmar que, ambos são a “mesma coisa”. É nesse contexto, que apresento a vocês suas diferenças.

v Resumo é o efeito de recapitular ou sintetizar as ideias principais e secundárias de um texto.

Os resumos podem ser:

ü Indicativo ou descritivo > se refere à topificação de um determinado texto, trazendo apenas as partes mais importantes do texto original.

ü Informativo ou analítico > contém as informações mais importantes do texto. E o resumo mais solicitado.

ü Crítico > apresenta as ideias principais do texto, o educando pode formular um julgamento sobre o trabalho.

Vale ressaltar que, o resumo não é necessariamente copiar, colar frases, ou até mesmo, parágrafos inteiros de uma obra, e sim sintetizá-los de acordo com compreensão do leitor. Outra dúvida que permeia o gênero em questão é o seu tamanho. O resumo varia de acordo com o objetivo da obra em questão. A ABNT, diz que, o resumo deve ser elaborado em apenas um parágrafo distribuídos em 100 palavras se for de notas e comunicação breves. Em monografia ou artigo, seu tamanho será de até 250 palavras. Já em relatórios e teses pode conter até 500 palavras.

v Resenha é a apresentação e descrição de um determinado produto, (coleção, livro, capítulo, filme, música, evento etc.) imprimindo-lhe um juízo de valor.

As resenhas podem ser:

ü Descritiva > deve conter informações detalhadas sobre a obra, são elas: título, editora, ano, data de publicação, origem, números de volumes (coleção), páginas (livros e capítulos) e informações técnicas (filmes). Além disso, um resumo da obra, ponto de vista, objeto em questão, objetivos, linguagem e o ponto de vista defendido. É importante deixar claro que, nesse tipo de resenha não é necessário o valor de juízo, pois trata-se apenas de uma descrição detalhada da obra em questão.

ü Crítica > deve conter todos os elementos da resenha descritiva. Esta ainda deve apresentar um juízo de valor sobre a obra resenhada, ou seja, um ponto de vista, baseado em argumentos e provas sobre as ideias apresentadas.

Vale ressaltar que, para resenhar uma obra é importante que o resenhista tenha domínio sobre o tema proposto, apresentando-lhe um posicionamento claro, e não apenas elogiar ou criticar, e sim, dispor de argumentos para o juízo da obra em questão.

REFERÊNCIA:

CAIRO, Alena, Cristiane Dutra e Lucia Marsal. Resenha: a síntese crítica (p. 95 – 108).______________________ Resumo: síntese de ideias (p.109 – 119). In: Lutar com palavras: leitura escrita e gêneros textuais. Salvador: Associação Baiana de Educação e Cultura. 2007

MODELO DE RESUMO (MONOGRAFIA)

Diego Rodrigues Brandão

Fundamentando-se em trabalhos que tratam da produção de texto, como Serafini (1998), Costa Val (2006), Prudencio (2005), Curto, Murilo e Teixidó (2000), entre outros, esta pesquisa tem o objetivo de apresentar um estudo reflexivo sobre os critérios necessários para a avaliação da produção de textos na sala de aula. Para a realização desta investigação, contamos com o apoio de quatro professores, que nos disponibilizaram produções textuais corrigidas por eles mesmos. Aplicamos também dois questionários, um para os professores e outro para os alunos. Todavia, foram utilizadas apenas algumas informações obtidas por meio dos questionários, que serviram como um axílio para a análise dos dados. Considerando os resultados encontrados, chegamos à conclusão de que a maioria dos professores utiliza apenas aspectos formais como critérios de correção de textos, não levando os alunos à reflexão sobre as suas falhas. Portanto, para que o trabalho com a produção de texto em sala de aula aconteça de forma eficaz, é necessário que sejam reavaliados a maneira como ocorre a correção dos textos e os critérios empregados.

MODELO DE RESENHA:

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade / A identidade em Questão; Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 6. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A , 2001.

RESENHA

Diego Rodrigues Brandão

De tempos em tempos, com o intuito de divulgar novos modos de abordar questões recorrentes a identidade, são desencadeadas diversas discussões acadêmicas relacionadas ao assunto. É dentro desse contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com